Busca avançada
Ano de início
Entree

Emoweb: uma infraestrutura para a adaptação das interfaces de usuário da internet considerando emoções

Processo: 15/24523-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Convênio/Acordo: Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO)
Pesquisador responsável:Vânia Paula de Almeida Neris
Beneficiário:Vânia Paula de Almeida Neris
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Internet  Interação homem-máquina  Interface usuário-computador  Emoções  Infraestrutura 

Resumo

As emoções provocadas durante o uso de um sistema computacional interativo são um aspecto importante da experiência do usuário. Sabe-se que as emoções afetam a atenção, a percepção, a memória, o comportamento, as decisões de compra, a aprendizagem, entre outros. Assim, além de considerar os aspectos de usabilidade e acessibilidade, os designers deveriam considerar também quais emoções desejam tentar provocar nas pessoas, a partir das interfaces de usuário. Na Internet, esse problema é tão interessante quanto complexo. Com a diversidade de aplicações e de pessoas navegando com diferentes propósitos como entretenimento, comunicação e compras, oferecer interfaces de usuário adaptadas ao estado emocional de cada indivíduo, enfatizando um estado emocional desejado ou alterando um estado indesejado, pode influenciar positivamente a experiência de uso da Internet. No entanto, como as emoções são sensíveis a eventos internos e externos, elas são altamente dependentes dos diferentes perfis dos indivíduos e do contexto da interação. Assim, oferecer interfaces de usuário que considerem emoções exige uma infraestrutura que permita flexibilidade e resposta em tempo de interação. Este projeto se propõe a investigar e construir uma infraestrutura para esse fim. O termo infraestrutura, neste projeto, faz menção a soluções de software e hardware, incluindo como resultados científicos e tecnológicos: a) uma arquitetura de sistema, b) mecanismos de software e hardware para a coleta e processamento de emoções em tempo de interação e c) uma base de conhecimento, com regras de design pautadas em diretrizes, para a adaptação da interface de usuário considerando o estado emocional do usuário. Os resultados serão demonstrados através de implementação experimental na Internet. (AU)