Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e simulação do processo de produção de nanopartículas de óxidos metálicos por pirólise em spray Flamejante (FSP) utilizando CFD acoplado ao balanço populacional multivariado

Processo: 17/04045-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Dirceu Noriler
Beneficiário:Dirceu Noriler
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas  Escoamento multifásico  Dinâmica dos fluidos computacional 

Resumo

A aplicação de nanomateriais inorgânicos tem recebido especial atenção no mundo, pois apresentam características desejáveis em áreas estratégicas como catálise, pigmentos, medicina, alimentos, beleza, tratamentos de superfícies, entre outros. No campo da engenharia química, os nanomateriais, ou nanopartículas, tem aplicação fundamental, por exemplo, no desenvolvimento de catalisadores nanoestruturados. Nanopartículas com alta pureza e com faixa estreita de distribuição de tamanhos podem ser produzidas de forma eficiente e econômica nos reatores de pirólise em sprays flamejantes ou FSP (Flame Spray Pyrolysis). O processo FSP é capaz de produzir misturas de pós de óxidos metálicos com tamanhos variando na faixa de 1 a 200 nm a partir de precursores de baixo custo. A maioria dos estudos anteriores sobre o processo FSP, em especial o de dupla chama (DFSP) para obtenção de nanopartículas multicomponentes, é focada na síntese das nanopartículas e na discussão qualitativa dos parâmetros de processo sobre o produto final. No entanto, a compreensão abrangente do processo FSP é fundamental para o processo de ampliação de escala. O principal objetivo deste projeto é desenvolver um modelo matemático tridimensional capaz de representar o processo de produção de nanopartículas em reatores FSP por aplicação das técnicas de CFD acopladas a balanços populacional multivariado visando a determinação de condições de processos adequadas para manufatura controlada de nanopartículas multicomponentes. A proposta pretende ainda obter domínio da tecnologia de produção de nanopartícula por FSP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUSS, LIZOEL; MEIERHOFER, FLORIAN; NETO, PEDRO BIANCHI; MEIER, HENRY FRANCA; FRITSCHING, UDO; NORILER, DIRCEU. Impact of co-flow on the spray flame behaviour applied to nanoparticle synthesis. CANADIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING, v. 97, n. 2, p. 604-615, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.