Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto climático na América do Sul causado pelo desmatamento na Amazônia em condições climáticas distintas da Oscilação Decadal do Pacífico

Processo: 17/09308-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria Elisa Siqueira Silva
Beneficiário:Maria Elisa Siqueira Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Fernando Shinji Kawakubo ; Gabriel Pereira
Assunto(s):Oscilação Decadal do Pacífico  América do Sul 

Resumo

Simulações numéricas indicam que o desmatamento na região amazônica extrapolado para o ano de 2050 provoca padrões espaciais específicos de alteração da precipitação na América do Sul, durante a estação chuvosa: decréscimo da precipitação sobre as áreas desmatadas e adjacentes ao desmatamento, e, por outro lado, aumento de precipitação no setor leste/sudeste da América do Sul, associado à intensificação da circulação atmosférica de altos níveis. Alguns estudos têm associado a variabilidade climática na América do Sul à Oscilação Decadal do Pacífico, ODP. E, indicam que as anomalias de precipitação sobre o setor leste da América do Sul apresentam um padrão bipolar nas fases positiva e negativa da ODP. Durante a fase positiva da ODP, observa-se com mais frequência anomalias positivas e negativas, respectivamente, nos setores nordeste e sudeste da AS. Durante a fase negativa da ODP, o padrão contrário de anomalias de precipitação torna-se predominante. O padrão bipolar durante as fases contrárias da ODP está associado à propagação atmosférica de baixa frequência do Pacífico Equatorial até a América do Sul. Assim, propõe-se nesta pesquisa a verificação da habilidade da nova versão do modelo regional climático RegCM, RegCM4, em simular o impacto climático sobre a América do Sul decorrente do desmatamento extrapolado para o ano de 2050, nas distintas fases da Oscilação Decadal do Pacífico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, CARLOS BATISTA; SIQUEIRA SILVA, MARIA ELISA; KRUSCHE, NISIA; AMBRIZZI, TERCIO; FERREIRA, NELSON DE JESUS; DA SILVA DIAS, PEDRO LEITE. The analysis of global surface temperature wavelets from 1884 to 2014. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY, v. 136, n. 3-4, p. 1435-1451, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.