Busca avançada
Ano de início
Entree

Arrabidaea chica incorporado ao ácido fosfórico e ao primer de um sistema adesivo convencional ou como pré-tratamento dentinário em solução aquosa: avaliação das propriedades físicas das soluções e influência nas propriedades físico-mecânicas da dentina

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar: 1) a longevidade da resistência de união, modo de falha e micromorfologia da interface de um sistema adesivo convencional de três passos à dentina que receberá o pré-tratamento com extrato de Arrabidaea chica a 2,5% ou quando incorporado no ácido fosfórico ou no primer do sistema adesivo, nos tempos 24 horas e 12 meses; 2) as propriedades físico-químicas das soluções aquosa, do ácido e do primer incorporado com o extrato da Arrabidaea chica a 2,5%: pH, grau de conversão, sorção e solubilidade, distribuição de partículas, potencial zeta, polidispersibilidade e liberação do extrato incorporado no primer; 3) a estabilidade da matriz dentinária (rigidez ou stiffness) e inibição de metaloproteinases da dentina (por meio de zimografia in situ) após o pré-tratamento com solução aquosa de extrato de Arrabidaea chica a 2,5% ou quando incorporado no ácido fosfórico ou no primer do sistema adesivo. Terceiros molares hígidos serão preparados para os testes de resistência de união, modo de falha, micromorfologia da interface e análise por zimografia in situ. Espécimes (palitos) de dentina serão preparados para a avaliação da estabilidade de matriz dentinária (stiffness). Corpos de prova do sistema adesivo incorporado ou não com o extrato de Arrabidaea chica serão preparados para as análises de pH, grau de conversão, sorção e solubilidade, distribuição de partículas, potencial zeta, polidispersibilidade e liberação do extrato. De acordo com a presença de normalidade ou não de distribuição dos resultados, testes estatísticos paramétricos ou não paramétricos serão aplicados, usando nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, BRUNA NOVAES; BRIDI, ENRICO COSER; FRANCA, FABIANA MANTOVANI GOMES; TURSSI, CECILIA PEDROSO; DO AMARAL, FLAVIA LUCISANO BOTELHO; BASTING, ROSANNA TARKANY; SOUSA, ILZA MARIA DE OLIVEIRA; DA SILVA, TANIA MARA; GONCALVES, SERGIO EDUARDO DE PAIVA; FOGLIO, MARY ANN; BASTING, ROBERTA TARKANY. Polyphenol-enriched extract of Arrabidaea chica used as a dentin pretreatment or incorporated into a total-etching adhesive system: Effects on bonding stability and physical characterization. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 116, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.