Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de tecnologia para remoção de água de combustíveis líquidos utilizando hidrogéis

Processo: 17/12120-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Leonardo Vasconcelos Fregolente
Beneficiário:Leonardo Vasconcelos Fregolente
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Maria Regina Wolf Maciel ; Patricia Bogalhos Lucente Fregolente ; Rubens Maciel Filho
Assunto(s):Biodiesel  Óleo diesel  Combustíveis  Hidrogéis  Combustíveis líquidos 

Resumo

Combustíveis líquidos como Querosene de Aviação (QAV), Diesel e Biodiesel podem incorporar água durante sua produção, transporte ou armazenamento. No caso de combustíveis fósseis, grande parcela da água encontrada provém de frações oriundas diretamente de torres de destilação, onde é adicionado vapor d'água para retificação do produto. Considerando o biodiesel, por ser basicamente constituído por ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos, elevadas umidades relativas do ar são suficientes para elevar significativamente o teor de água durante o armazenamento. Teores de água acima do recomendado levam a algumas consequências como contaminação por crescimento microbiano, formação de borra, elevação da turbidez do combustível e corrosão dos tanques de estocagem e componentes mecânicos de motores automotivos. Neste contexto, este projeto de pesquisa aplicada propõe o desenvolvimento de tecnologia que utiliza hidrogéis poliméricos compostos por poliacrilamida (PAAm), poliacrilonitrila (PAN), em conjunto com outros polímeros formados com acrilato de sódio, ácido acrílico e ácido lático, para remoção de água em combustíveis líquidos como QAV, Diesel e Biodiesel. Além da produção de um material polimérico altamente adsorvente, este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento em escala laboratorial de protótipo de leito recheado randomicamente apenas com hidrogel, e leito de alta performance com hidrogel aderido em recheios estruturados fabricados utilizando a tecnologia de Sinterização Direta em Metal a Laser (DMLS). Com base em dados experimentais obtidos neste protótipo, será possível obtenção de parâmetros de projeto para aplicação dos hidrogéis sintetizados em pequenos leitos e em escala industrial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, HENRIQUE LUIZ; LUCENTE FREGOLENTE, PATRICIA BOGALHOS; WOLF MACIEL, MARIA REGINA; FREGOLENTE, LEONARDO VASCONCELOS. Formulation of hydrogels for water removal from diesel and biodiesel. SEPARATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.