Busca avançada
Ano de início
Entree

Gráficos de controle de aceitação considerando a significância prática utilizando-se de índices de capacidade do processo: proposta de um método preditivo e desenvolvimento de um software

Processo: 17/08861-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Pedro Carlos Oprime
Beneficiário:Pedro Carlos Oprime
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados: Fabiane Letícia Lizarelli ; Márcio Lopes Pimenta
Assunto(s):Desenvolvimento de software  Modelos estatísticos  Análise preditiva  Significância estatística 

Resumo

Duas alternativas metodológicas surgem nos processos decisórios que são pouco explorados: o uso de métodos estatísticos com níveis de significância estatística calculados, ou, o que é comum, o uso de julgamento baseado na significância prática e econômica. Nessa linha, o tema de pesquisa proposto se refere ao estudo de gráficos de controle que, simultaneamente, adotem as duas abordagens de decisão: a significância estatística e a significância prática. A escolha do tema de pesquisa decorre da busca por respostas às perguntas: i) Por que os gráficos de controle falham em relação aos propósitos a que são destinados, dado que esse assunto já é pesquisado a mais de seis décadas? ii) Por que essas pesquisas não incorporam aos seus métodos níveis de significância baseada em aspectos práticos e econômicos, tais como as restrições operacionais de ação sobre os processos e os efeitos da não conformidade às especificações sobre o cliente? Para responder a essas perguntas, este projeto basear-se-á nas teorias dos gráficos de controle de aceitação e nos índices de capacidade de processo, dois aspectos fundamentais do ponto de vista prático. Com a integração desses elementos - significância prática, cartas de controle de aceitação e índices de capacidade de processo - pretende-se desenvolver um novo tipo de gráficos de controle alinhados as demandas das empresas manufatureiras. O método proposto baseia-se em simulações numéricas e estocásticas, com pesquisa de campo em empresas que adotam o controle estatístico de processo. Com a busca de informações de campo, pretende-se construir novas bases para o uso dos gráficos de controle estatístico. O produto previsto é o desenvolvimento de um software de suporte a construção de gráficos de controle estatístico de índices de capacidade, que é útil também em estudos de capacidade de máquina aplicados em startup de produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA SOBUE, CASSIO EDUARDO; JARDIM, FELIPE SCHOEMER; CAMARGO, VICTOR CLAUDIO BENTO; LIZARELLI, FABIANE LETICIA; OPRIME, PEDRO CARLOS. Unconditional performance of the X over bar chart: Comparison among five standard deviation estimators. QUALITY AND RELIABILITY ENGINEERING INTERNATIONAL, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
OPRIME, PEDRO CARLOS; PIMENTA, MARCIO LOPES; JUGEND, DANIEL; ANDERSSON, ROY. Financial impacts of innovation in Six Sigma projects. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE, JULY 2019. Citações Web of Science: 0.
OPRIME, PEDRO CARLOS; LIZARELLI, FABIANE LETICIA; PIMENTA, MARCIO LOPES; ACHCAR, JORGE ALBERTO. RELIABILITY PAPER Acceptance X-bar chart considering the sample distribution of capability indices, Cp and Cpk A practical and economical approach. INTERNATIONAL JOURNAL OF QUALITY & RELIABILITY MANAGEMENT, v. 36, n. 6, p. 875-894, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.