Auxílio à pesquisa 16/50249-3 - Computação móvel - BV FAPESP
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Vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos

Resumo

A inatividade física em contextos urbanos é um risco de saúde na Holanda e no Brasil. Aplicativos de atividade física (apps) são potenciais formas de aumentar a atividade física. No entanto, os apps disponíveis comumente carecem de base científica. Consequentemente, as mensagens específicas e qual conteúdo os apps devem conter e como as mensagens podem ser personalizados para o indivíduo devem ser investigados. Além disso, não conhecemos os efeitos do ambiente urbano e sobre as características e atitudes pessoais. Este projeto tem por objetivo obter uma visão em como a tecnologia móvel personalizada pode motivar os residentes urbanos para tomarem-se fisicamente ativos. Mais especificamente, pretendemos ter uma visão sobre a eficácia dos elementos dentro de um aplicativo de atividade física (de feedback motivacional, mensagens individualizadas, jogos) para tornar as pessoas mais ativas fisicamente, e como a eficácia depende de características do indivíduo e do ambiente urbano. Isso resulta em um app flexível para indivíduos inativos baseado em mineração de dados, inteligência artificial, psicologia do exercício, mudança comportamental e gamificação. Os sensores dos smartphones, juntamente com beacons em espaços públicos, combinados com informações sociodemográficas podem gerar enorme quantidade de dados. Em primeiro lugar, um diferencial do nosso projeto é que aplicaremos técnicas de mineração de dados para otimizar a personalização do app em um delineamento de pesquisa dinâmico e iterativo (smart). Em segundo lugar, a implementação do app em São Paulo e Amsterdã nos fornecerá dados sobre o uso de funcionalidades, atividade física e motivação, permitindo-nos investigar os efeitos da tecnologia personalizada no estilo de vida em diferentes contextos geográficos e culturais. (AU)

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Publicações científicas (8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS PEREIRA SIMOES, MARIA DO SOCORRO; GONZE, BARBARA DE BARROS; PROENCA, NELI LEITE; LAURIA, VINICIUS TONON; SILVA TERRA, VINICIUS DEMARCHI; PADOVANI, RICARDO DA COSTA; DOURADO, VICTOR ZUNIGA. Use of a smartphone app combined with gamification to increase the level of physical activity of adults and older adults: protocol of a sequential multiple assignment randomized trial. Trials, v. 20, n. 1, . (16/50249-3, 18/11817-1)
DAMASEVICIUS, ROBERTAS; KIM, JAYOUNG; DOURADO, VICTOR Z.. Editorial: Use of Smartphone Applications to Increase Physical Activity and Fitness. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH, v. 9, p. 2-pg., . (16/50249-3)
CASTRO, PAULA COSTA; ROMANO, LUA BONADIO; FROHLICH, DAVID; LORENZI, LORENA JORGE; CAMPOS, LUCAS BUENO; PAIXAO, ANDRESA; BET, PATRICIA; DEUTEKOM, MARIJE; KROSE, BEN; DOURADO, VICTOR ZUNIGA; et al. Tailoring digital apps to support active ageing in a low income community. PLoS One, v. 15, n. 12, . (18/19270-1, 18/05649-9, 16/50249-3, 19/02829-9)
GONZE, BARBARA DE BARROS; PADOVANI, RICARDO DA COSTA; SIMOES, MARIA DO SOCORRO; LAURIA, VINICIUS; PROENCA, NELI LEITE; SPERANDIO, EVANDRO FORNIAS; VALENTIM DI PASCHOALE OSTOLIN, THATIANE LOPES; DE OLIVEIRA GOMES, GRACE ANGELICA; CASTRO, PAULA COSTA; ROMITI, MARCELLO; et al. Use of a Smartphone App to Increase Physical Activity Levels in Insufficiently Active Adults: Feasibility Sequential Multiple Assignment Randomized Trial (SMART). JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH, v. 22, n. 10, . (16/50249-3, 18/11817-1)
JESUS, MATHEUS OLIVEIRA DE; OSTOLIN, THATIANE LOPES VALENTIM DI PASCHOALE; PROENCA, NELI LEITE; SILVA, RODRIGO PEREIRA DA; DOURADO, VICTOR ZUNIGA. elf-Administered Six-Minute Walk Test Using a Free Smartphone App in Asymptomatic Adults: Reliability and Reproducibilit. NTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALT, v. 19, n. 3, . (11/07282-6, 16/50249-3)
SPORREL, KARLIJN; DE BOER, REMI D. D.; WANG, SHIHAN; NIBBELING, NICKY; SIMONS, MONIQUE; DEUTEKOM, MARIJE; ETTEMA, DICK; CASTRO, PAULA C.; DOURADO, VICTOR ZUNIGA; KROSE, BEN. The Design and Development of a Personalized Leisure Time Physical Activity Application Based on Behavior Change Theories, End-User Perceptions, and Principles From Empirical Data Mining. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH, v. 8, . (16/50249-3)
LORENZI, LORENA JORGE; BELO, LETICIA FERNANDA; FROHLICH, DAVID MARK; DOURADO, VICTOR ZUNIGA; CASTRO, PAULA COSTA; GOMES, GRACE ANGELICA DE OLIVEIRA. Factors related to the adoption and adherence of physical activity mobile applications by older people: a scoping review protocol. BMJ OPEN, v. 11, n. 10, . (16/50249-3, 19/02829-9, 19/11584-0)
GONZE, BARBARA DE BARROS; PADOVANI, RICARDO DA COSTA; SIMOES, MARIA DO SOCORRO; LAURIA, VINICIUS; PROENCA, NELI LEITE; SPERANDIO, EVANDRO FORNIAS; VALENTIM DI PASCHOALE OSTOLIN, THATIANE LOPES; DE OLIVEIRA GOMES, GRACE ANGELICA; CASTRO, PAULA COSTA; ROMITI, MARCELLO; et al. Use of a Smartphone App to Increase Physical Activity Levels in Insufficiently Active Adults: Feasibility Sequential Multiple Assignment Randomized Trial (SMART). JMIR RESEARCH PROTOCOLS, v. 9, n. 10, . (16/50249-3, 18/11817-1)

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