Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação de nanopartiulas metálicas biogênicas (prata, titânio e ferro) baseadas em Trichoderma harzianum para aplicação agrícola

Processo: 17/13328-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Renata de Lima
Beneficiário:Renata de Lima
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Gerson Araujo de Medeiros ; Leonardo Fernandes Fraceto
Auxílios(s) vinculado(s):18/14912-5 - Desenvolvimento de micro e nanocompostos baseados em cepas de Trichoderma para aplicações agrícolas: uma cooperação bilateral entre a UNISO Sorocaba e a USAL, AP.R
Assunto(s):Trichoderma harzianum  Genotoxicidade  Sobrevivência celular  Nanotecnologia 

Resumo

A nanotecnologia aplicada a área agrícola já é uma realidade, estudos mostram que esta pode auxiliar tanto na fertilização como na contenção de pragas agrícolas, o que pode resultar em um melhor desempenho das lavouras. Porém ainda é consenso que existe a necessidade de novos estudos para garantia de sua eficácia e segurança. Entre as inúmeras possibilidades de utilização de nanomateriais a síntese verde de nanopartículas metálicas desponta como uma promessa para uma agricultura, devido o apelo em relação a sustentabilidade. O projeto proposto visa realizar a síntese de nanopartículas metálicas de forma biogênica e direcionadas, utilizando Trichoderma harzianum (micoparasita aplicado no controle biológico) como agente redutor, com a finalidade de aplicação no controle da Sclerotinia sclerotiorum (mofo branco). A síntese de nanopartículas biogênicas resulta na sinergia entre o metal e o agente redutor utilizado, o que proporciona além de características físico-químicas diferenciadas e vantajosas, também a possibilidade de formação de um recobrimento que apresente características desejáveis referente ao metabólito manipulado, o que irá permitir maior potencialidade das propriedades da nanopartícula em questão. Para a realização da proposta o T. harzianum será inicialmente estimulado com S. sclerotiorum para que se obtenha metabolitos de interesse, sendo estes utilizados posteriormente para a síntese das nanopartículas. Para avaliação da atividade destas nanopartículas serão realizadas análises in vitro, assim como avaliação em microcosmos. A Cito e genotoxicidade das nanopartículas serão monitoradas utilizando ensaios com linhagens celulares, microbiota de solos e plantas utilizando análises de viabilidade indireta com avaliação de metabolismo mitocondrial e lisossomal, assim como análise direta por citometria de imagem e viabilidade em tempo real, para avaliação da genotoxicidade serão realizadas análises de Allium cepa, cometa e genética molecular. Como resultados são esperadas nanopartículas biogênicas que apresentem recobrimento especifico, o qual possibilitará maior eficiência no controle da proliferação de S. sclerotiorum, entre outros patógenos. Espera-se também que estas nanopartículas devido a sua característica biogênica tenham toxicidade limitada garantindo o sucesso da aplicação na área agrícola. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASAGRANDE, MARIANA GUILGER; DE LIMA, RENATA. Synthesis of Silver Nanoparticles Mediated by Fungi: A Review. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 7, OCT 22 2019. Citações Web of Science: 0.
GUILGER-CASAGRANDE, MARIANA; GERMANO-COSTA, TAIS; PASQUOTO-STIGLIANI, TATIANE; FRACETO, LEONARDO FERNANDES; DE LIMA, RENATA. Biosynthesis of silver nanoparticles employing Trichoderma harzianum with enzymatic stimulation for the control of Sclerotinia sclerotiorum. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, OCT 4 2019. Citações Web of Science: 0.
LIMA, RENATA; DEL FIOL, FERNANDO SA; BALCAO, VICTOR M. Prospects for the Use of New Technologies to Combat Multidrug-Resistant Bacteria. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 10, JUN 21 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.