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Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz

Processo: 15/24496-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Demostenes Zegarra Rodriguez
Beneficiário:Demostenes Zegarra Rodriguez
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ministério da Educação (Brasil). Lavras , SP, Brasil
Pesq. associados:Graça Bressan ; Renata Lopes Rosa
Bolsa(s) vinculada(s):19/11857-6 - Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz, BP.TT
19/11804-0 - Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz, BP.TT
18/23992-2 - Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 18/06526-8 - Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz, BP.TT
18/02503-3 - Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz, BP.TT
18/03441-1 - Avaliação do serviço das operadoras de comunicações utilizando o índice de qualidade de voz, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Rede de telecomunicações  Redes e comunicação de dados  Agências reguladoras  Operadoras de telecomunicação  Voz sobre IP  Indicadores de qualidade  Cultura digital 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o serviço das operadoras de comunicações de voz, com foco nas operadoras celulares, utilizando um índice de qualidade de voz, com o intuito de melhorar a qualidade de experiência do usuário. No Brasil, a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é a encarregada de supervisar os serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações; para isso a ANATEL possui um regulamento com 12 indicadores de qualidade para avaliar o Serviço Móvel Pessoal (SMP). Porém, nenhum desses indicadores esta relacionada com a qualidade de voz percebida pelo usuário uma vez estabelecida a chamada. Neste contexto, este trabalho pretende modelar um novo Indicador de Qualidade, denominamos SMP-13, baseado na qualidade da voz. Este trabalho implementará uma ferramenta de avaliação de qualidade de voz no terminal móvel, o qual estará baseado em um novo algoritmo que considerará degradações originadas tanto na rede IP como no canal de radiofrequência. Adicionalmente, por meio de uma arquitetura de rede os índices de qualidades e demais informações de uma chamada de voz serão transferidos a um servidor, cuja informação será de utilidade para as agencias reguladoras e operadoras de telefonia. No presente ano a ANATEL apresentou soluções que utilizam questionários que avaliam a satisfação do usuário. Assim, o presente trabalho tem como contribuição estabelecer um mecanismo automático e objetivo para determinar a qualidade de voz e dessa forma auxiliar na avaliação dos sérvios de telecomunicações. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, RENATA LOPES; DE SILVA, MARIELLE JORDANE; SILVA, DOUGLAS HENRIQUE; AYUB, MUHAMMAD SHOAIB; CARRILLO, DICK; NARDELLI, PEDRO H. J.; RODRIGUEZ, DEMOSTENES ZEGARRA. Event Detection System Based on User Behavior Changes in Online Social Networks: Case of the COVID-19 Pandemic. IEEE ACCESS, v. 8, p. 158806-158825, 2020. Citações Web of Science: 0.
NUNES, RODRIGO DANTAS; ROSA, RENATA LOPES; RODRIGUEZ, DEMOSTENES ZEGARRA. Performance improvement of a non-intrusive voice quality metric in lossy networks. IET COMMUNICATIONS, v. 13, n. 20, p. 3401-3408, DEC 19 2019. Citações Web of Science: 0.
RODRIGUEZ, DEMOSTENES Z.; ROSA, RENATA L.; ALMEIDA JR, FRANCISCONE L.; MITTAG, GABRIEL; MOELLER, SEBASTIAN. Speech Quality Assessment in Wireless Communications With MIMO Systems Using a Parametric Model. IEEE ACCESS, v. 7, p. 35719-35730, 2019. Citações Web of Science: 0.
AFFONSO, EMMANUEL T.; ROSA, RENATA L.; RODRIGUEZ, DEMOSTENES Z. Speech Quality Assessment Over Lossy Transmission Channels Using Deep Belief Networks. IEEE SIGNAL PROCESSING LETTERS, v. 25, n. 1, p. 70-74, JAN 2018. Citações Web of Science: 10.
AFFONSO, EMMANUEL T.; NUNES, RODRIGO D.; ROSA, RENATA L.; PIVARO, GABRIEL F.; RODRIGUEZ, DEMOSTENES Z. Speech Quality Assessment in Wireless VoIP Communication Using Deep Belief Network. IEEE ACCESS, v. 6, p. 77022-77032, 2018. Citações Web of Science: 0.

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