Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteômica de auto-indutores provenientes de Lactobacillus sp. responsáveis pela comunicação bacteriana no controle de Salmonella Heidelberg em frangos de corte

Resumo

Doenças transmitidas por alimentos sempre foram consideradas um problema não somente na produção de alimentos de origem animal, como também na saúde pública. Porém nos últimos anos devido principalmente às exigências de órgãos internacionais sobre os produtos exportados e dos consumidores final por um produto de qualidade, tem sido foco de discussões nos últimos anos. A Salmonella spp. é o principal e mais importante agente envolvido nas doenças transmitidas por alimentos. Além da biosseguridade, medidas alternativas devem ser implantadas para o controle como, vacinação específica em poedeiras e reprodutoras, aquisição de lotes livres do agente, uso de ácido orgânicos e probióticos que auxiliam na inibição do crescimento da Salmonella spp. Probióticos são bactéria que fazem parte da microbiota natural das aves, um exemplo, são os Lactobacillus spp. que induzem o equilíbrio da microbiota intestinal favorecendo diversas ações benéficas, para o hospedeiro, exercida pelo complexo e dinâmico microambiente intestinal. Uma dessas ações é a inibição de Salmonella spp. pelo Lactobacillus spp. que dentre outras, uma forma de inibição é a comunicação intra e interespécie, denominadas de quorum sensing, onde as bactérias notam as mudanças no ambiente por meio de substâncias sinalizadoras secretadas por células individuais e são reconhecidos por receptores específicos de outra bactéria que leva a modificação do comportamento bacteriano, resultando em resposta coletiva. O objetivo desse trabalho será avaliar a capacidade dos Lactobacillus spp. isolados de frangos de corte inibirem o crescimento da Salmonella Heidelberg pelo mecanismo de quorum sensing in vitro e in vivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKAMOTO, ADRIAN SAKAI; ANDREATTI FILHO, RAPHAEL LUCIO; MILBRADT, ELISANE LENITA; IZIDORO MORAES, ANA CAROLINA; BASTOS VELLANO, IGOR HENRIQUE; CHALFUN GUIMARAES-OKAMOTO, PRISCYLLA TATIANA. Bacterial communication between Lactobacillus spp. isolated from poultry in the inhibition of Salmonella Heidelberg-proof of concept. POULTRY SCIENCE, v. 97, n. 8, p. 2708-2712, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.