Busca avançada
Ano de início
Entree

Oxidação alílica/benzílica seguida de adição de Michael/reação aldólica em um único frasco: uso do TBAI como catalisador comum para ambas as etapas visando aumento da complexidade estrutural

Processo: 17/18400-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Airton Goncalves Salles Junior
Beneficiário:Airton Goncalves Salles Junior
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Síntese orgânica 

Resumo

Reações orgânicas que envolvem funcionalização direta de ligações C-H não ativadas representam uma classe de transformações bem atrativa que simplifica a síntese química de modo considerável. Dentre estas transformações, a oxidação seletiva de ligações C-H é de extrema importância na química de síntese. No entanto, devido à alta estabilidade das ligações CH, estas reações necessitam de condições vigorosas as quais limitam o uso destes protocolos na síntese de moléculas complexas. Recentemente, o uso de iodeto de tetrabutilamônio (TBAI) em conjunto com terc-butil hidroperóxido (TBHP) como um sistema oxidativo brando e versátil vem ganhando atenção na literatura química. De modo semelhante, reações envolvendo compostos orgânicos em suspensões aquosas ("sobre a água") têm sido consideradas como alternativa sustentável devido à simplicidade e eficiência dos protocolos sintéticos. Como primeira linha de investigação, nós propomos a associação entre o sistema oxidativo TBAI/TBHP e a água como solvente com o objetivo de se realizar oxidações alílicas e benzílicas de uma ampla gama de compostos utilizando a abordagem "sobre a água" e sem a presença de metais. A catálise sequencial (tandem) é um campo emergente que começa a produzir avanços científicos e tecnológicos no desenho de processos catalíticos mais eficientes e/ou inéditos. Reações sequenciais em um único frasco, onde catalisadores e reagentes se combinam para realizar processos ortogonais, são altamente atraentes uma vez que reduzem o tempo de experimento e a quantidade de resíduos produzidos. Combinando as áreas da catálise sequencial e da funcionalização direta de ligações C-H não ativadas, nós também propomos como segunda linha de investigação, o desenvolvimento de oxidações alílicas/benzílicas seguidas de adição de Michael/reação aldólica via catálise por transferência de fase utilizando um único catalisador (TBAI) em uma abordagem auto-tandem. A versão enantiosseletiva destas transformações será desenvolvida utilizando um catalisador de transferência de fase quiral que também seja capaz de realizar as oxidações alílicas e benzílicas. O escopo destas transformações também será avaliado com o objetivo de expandir o arsenal da catálise assimétrica na síntese de moléculas biologicamente relevantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, GABRIELA F. P.; VON ZUBEN, THEODORA W.; SALLES, JR., AIRTON G. A metal-catalyst-free oxidative coupling of anilines to aromatic azo compounds in water using bleach. Tetrahedron Letters, v. 59, n. 42, p. 3753-3755, OCT 17 2018. Citações Web of Science: 1.
DE SOUZA, GABRIELA F. P.; BONACIN, JULIANO A.; SALLES, JR., AIRTON G. Visible-Light-Driven Epoxyacylation and Hydroacylation of Olefins Using Methylene Blue/Persulfate System in Water. Journal of Organic Chemistry, v. 83, n. 15, p. 8331-8340, AUG 3 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.