Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da fotobiomodulação na reação local induzida por veneno botrópico: mecanismos de regeneração muscular, resposta inflamatória e estresse oxidativo

Processo: 17/13503-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Stella Regina Zamuner
Beneficiário:Stella Regina Zamuner
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inflamação  Terapia a laser de baixa intensidade  Laser de baixa intensidade 

Resumo

O envenenamento causado por serpentes do gênero Bothrops é frequentemente associado com manifestações patológicas locais graves e complexas, o qual inclui dor, edema, inflamação, hemorragia e mionecrose. O tratamento específico para o acidente botrópico é o uso da soroterapia com antiveneno, o qual neutraliza a maior quantidade possível do veneno circulante, minimizando seus efeitos sistêmicos, porém não reverte as manifestações locais, ocasionando a perda permanente de tecidos e, em alguns casos, a amputação do membro afetado da vítima. Portanto, evidencia-se a importância da procura de terapias coadjuvantes à soroterapia na evolução do quadro local. Atualmente, dados da literatura mostram que a fotobiomodulação (FBM), com o laser de baixa potência ou LED, é uma alternativa de tratamento em situações de lesão muscular, devido a seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes. Além disso, a FBM pode ser considerado uma ferramenta terapêutica eficaz em pacientes picados por serpentes. Apesar da literatura apresentar estudos dedicados ao uso da FBM para a compreensão do seu papel no efeito local dos venenos ofídicos, particularmente do gênero Bothrops, o seu mecanismo de ação é pouco entendido. A presente proposta visa colaborar com o entendimento do efeito da FBM quanto ao mecanismo de regeneração muscular, resposta inflamatória e estresse oxidativo após lesão com veneno botrópico. Deste modo, este estudo poderá fornecer subsídios importantes para possíveis estratégias inovadoras no tratamento coadjuvante ao antiveneno e consequentemente uma melhor alternativa para o tratamento de envenenamentos ofídicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOUVEIA, VIVIANE ALMEIDA; FERREIRA SOARES PISETE, FLAVIA REGINA; ROCHA WAGNER, CRISTIANE LUIZE; DALBONI, MARIA APARECIDA; LIGEIRO DE OLIVEIRA, ANA PAULA; COGO, JOSE CARLOS; ZAMUNER, STELLA REGINA. Photobiomodulation reduces cell death and cytokine production in C2C12 cells exposed to Bothrops venoms. Lasers in Medical Science, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
GONSALVES SILVA, LUCIANA MIATO; ZAMUNER, LUIS FERNANDO; DAVID, AMANDA CABRAL; DOS SANTOS, SOLANGE A.; CAMILO DE CARVALHO, PAULO DE TARSO; ZAMUNER, STELLA REGINA. Photobiomodulation therapy on bothrops snake venom-induced local pathological effects: A systematic review. Toxicon, v. 152, p. 23-29, SEP 15 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.