Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de uma Escala de Avaliação da abordagem do Guia Alimentar para a população brasileira na atenção básica em saúde (GAB3)

Processo: 17/11266-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2017 - 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Patricia Constante Jaime
Beneficiário:Patricia Constante Jaime
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Ligia Cardoso dos Reis
Bolsa(s) vinculada(s):17/27212-9 - Avaliação da reprodutibilidade de uma escala orientada pelo guia alimentar para a população brasileira a partir de material audiovisual, BP.TT
Assunto(s):Educação continuada  Psicometria  Nutrição  Educação alimentar e nutricional  Atenção primária à saúde 

Resumo

O presente projeto está inserido em pesquisa de desenvolvimento e validação de escalas em aconselhamento alimentar e educação alimentar e nutricional (EAN) orientadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Seu objetivo é desenvolver, validar e testar a reprodutibilidade de uma dessas escalas, denominada GAB3. O GAB3 será validado e terá sua reprodutibilidade testada para ser empregado na observação das ações de EAN e aconselhamento alimentar executadas por profissionais de saúde da atenção básica. Ele será desenvolvido para o observador, nutricionista com domínio do GAPB, apontar quais dimensões dessa publicação foram abordadas na ação educativa pelo profissional, bem como avaliar a adequação dessa abordagem. O processo de desenvolvimento e validação do GAB3 envolverá as seguintes etapas: desenvolvimento dos itens com base em referencial teórico pré-definido (etapa 1); validação de conteúdo com painel de juízes para avaliação da clareza e relevância dos itens (etapa 2); validação aparente por meio de grupo focal com potenciais usuários da escala (etapa 3); análise da reprodutibilidade com 20 nutricionistas com domínio do GAPB e experiência em EAN e aconselhamento alimentar (etapa 4). Nessa análise, os nutricionistas serão convidados para assistir a uma série de 5 vídeos, produzidos para este projeto, com simulação de situações vivenciadas na atenção básica. Esses especialistas empregarão o GAB3 para avaliar a adequação da abordagem do GAPB nas situações exibidas pelos vídeos. Após 1 mês, os especialistas serão convidados para aplicar novamente o instrumento assistindo os mesmos vídeos (teste e reteste). O propósito dessa avaliação é analisar a reprodutibilidade intra e interobservador. (AU)