Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades das estruturas de parede na microencapsulação de compostos hidrofóbicos por spray drying

Resumo

A demanda dos consumidores por alimentos com perfil nutricional melhorado vem sendo um desafio para a indústria de alimentos. Para contornar alguns dos problemas associados da incorporação de substâncias com propriedades funcionais de saúde em matrizes alimentícias, a microencapsulação, com suas funções de proteção e liberação controlada, pode ser uma alternativa eficiente. No Brasil essa tecnologia ainda é timidamente explorada, mas vem ganhando espaço, com o aumento do número de grupos de pesquisa no tema e a disponibilização comercial de substâncias encapsuladas para a indústria. A concepção de um projeto de microencapsulação baseia-se em três pontos principais: a substância de interesse ou ativo, o(s) material (ais) formadores da estrutura da partícula (parede) e o processo de microencapsulação. Muitos trabalhos científicos na área de microencapsulação têm foco no ativo (visando sua proteção e/ou liberação) ou no processo de obtenção das micropartículas. Poucos deles enfocam a estrutura da barreira formada e como ela pode ser manipulada para refinar as propriedades desejadas de proteção e de liberação. Dentre os processos de microencapsulação disponíveis em escala industrial o spray drying é um dos mais consolidado e versátil. No entanto, como citado, as informações específicas sobre a formação da barreira (parede) durante a secagem ainda são poucas. Sob esse contexto esse projeto pretende estudar e correlacionar as propriedades de barreira x composição na formação da parede na microencapsulação por spray drying de dois compostos hidrofóbicos, sendo um deles um óleo rico em componentes voláteis e outro um óleo rico em ácidos graxos polinsaturados. O estudo viabilizará disponibilizar conteúdo tecnológico refinado para dar suporte técnico e alavancar o desenvolvimento industrial no segmento de microencapsulação no país. O projeto inicia uma cooperação entre o Labobatório de Produção e Caracterização de Partículas (Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates - ITAL), o Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (UNICAMP) e o Departamento de Ciência de Alimentos e Nutrição da Universidade de Minnesota (USA). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO, BRUNA BARBON; ALVIM, IZABELA DUTRA; REINECCIUS, GARY; PRATA, ANA SILVIA. Barrier properties of spray-dried emulsions containing flavorings or unsaturated triglycerides. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 142, MAY 2021. Citações Web of Science: 0.
FRANCISCO, CRISTHIAN RAFAEL LOPES; DE OLIVEIRA JUNIOR, FERNANDO DIVINO; MARIN, GABRIELI; ALVIM, IZABELA DUTRA; HUBINGER, MIRIAM DUPAS. Plant proteins at low concentrations as natural emulsifiers for an effective orange essential oil microencapsulation by spray drying. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 607, DEC 20 2020. Citações Web of Science: 0.
PAULO, BRUNA BARBON; DE OLIVEIRA JUNIOR, FERNANDO DIVINO; ALVIM, IZABELA DUTRA; PRATA, ANA SILVIA. Warburg's method as a simple tool for measuring oxygen uptake in spray-dried emulsions. FOOD STRUCTURE-NETHERLANDS, v. 25, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
PAULO, BRUNA BARBON; ALVIM, IZABELA DUTRA; REINECCIUS, GARY; PRATA, ANA SILVIA. Performance of oil-in-water emulsions stabilized by different types of surface-active components. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 190, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.