Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação, caracterização e ensaios biológicos de materiais nanoestruturados baseados em nanopartículas superparamagnéticas metálicas e bimetálicas

Processo: 17/15061-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Paula Silvia Haddad Ferreira
Beneficiário:Paula Silvia Haddad Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade  Nanopartículas magnéticas  Superparamagnetismo  Nanotecnologia  Portadores de fármacos 

Resumo

O presente projeto é focado na síntese, caracterização e avaliação da citotoxicidade de nanopartículas (NPs) metálicas e bimetálicas de ferro (Fe), ouro (Au) e prata (Ag). Serão estudadas as características morfológicas, estruturais e magnéticas destes nanosistemas obtidos através de métodos distintos como coprecipitação de sais de ferro, termodecomposição de compostos de coordenação, micela reversa e redução de íons. A investigação dos parâmetros de síntese, dentre outros fatores, como a natureza de superfície se faz importante nas características das NPs produzidas no intuito de melhorar a biocompatibilidade em relação às amostras conhecidas na literatura e avaliar a aplicabilidade destas partículas em biomedicina. Neste projeto, almeja-se continuar a desenvolver uma linha de pesquisa que envolva a obtenção de NPs metálicas de Fe e bimetálicas do tipo FeOx-Ag e FeOx-Au com diferentes morfologias e com distribuição de tamanhos entre 4 a 30 nm, em estado sólido. Para as sínteses pretende-se continuar a linha de pesquisa da proponente utilizando-se os métodos de termodecomposição de compostos de coordenação contendo ligantes como acetilacetonato, coprecipitação de sais de ferro (III) e (II), redução da Ag e Au através de compostos como citrato de sódio e borohidreto de sódio, entre outros. As NPs serão funcionalizadas com uma série de moléculas hidrofílicas, biocompatíveis, como aminoácidos, polímeros, sílicas funcionalizadas, entre outras. A caracterização estrutural, morfológica, magnética, a eficiência de funcionalização de ligantes na superfície das NPs, medidas de raio hidrodinâmico e potencial zeta serão realizadas utilizando-se diferentes técnicas. A segunda etapa do projeto foca na utilização destes novos sistemas como veículos carreadores de moléculas de fotoativas, fármacos (antiinflamatórios e antibióticos) e moléculas que atuam como agentes antitumorais. Será, ainda, analisada a citotoxicidade das NPs em cultura de células saudáveis e tumorais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITOS, TATIANE N.; CASTRO, CARLOS E.; BERTASSOLI, BRUNO M.; PETRI, GIULIANA; FONSECA, FERNANDO L. A.; FERREIRA, FABIO F.; HADDAD, PAULA S. In vivo evaluation of thiol-functionalized superparamagnetic iron oxide nanoparticles. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 99, p. 171-179, JUN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.