Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de um programa de transferência condicionada de renda na vacinação oportuna infantil em um município de médio porte, Araraquara (SP)

Processo: 17/14415-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Sayuri Sato
Beneficiário:Ana Paula Sayuri Sato
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Eliseu Alves Waldman ; Laura Cunha Rodrigues
Assunto(s):Programas de imunização  Vacinação  Equidade em saúde  Cobertura vacinal  Sistemas de informação 

Resumo

Objetivos: Avaliar o efeito de um programa de transferência condicionada de renda na vacinação oportuna infantil, em Araraquara, SP. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva com dados secundários e um inquérito domiciliar. A situação vacinal até os 24 meses de idade, de nascidos em 2014-2016, será coletada no registro informatizado de imunização do Sistema Juarez. Essa base de dados será vinculada aos Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos, sobre Mortalidade, sobre Hospitalizações e à base de dados sobre recebimento de benefício de programa de transferência condicionada de renda, estando disponíveis dados socioeconômicos, de uso de serviços de pré-natal e parto da gestação da criança e de hospitalização e óbitos (cerca de 8.500 crianças). O desfecho será o tempo até o evento (ausência de vacinação na idade recomendada), e será realizada regressão de Cox. Para o inquérito vacinal de uma amostra probabilística estratificada das crianças nascidas em 2015 (n=406), serão coletados dados socioeconômicos e demográficos, sobre o acesso a serviços de saúde e motivos para vacinar ou não. Será realizada a validação dos dados do RII por meio da comparação com a caderneta da criança, utilizando-se a estatística de kappa. Para as crianças nascidas em 2015, haverá também o geoprocessamento dos endereços, visando a busca de microáreas de baixa cobertura. Resultados Esperados e Limitações do Estudo: Os dados secundários podem apresentar subnotificação ou incompletude, para tanto será realizado o inquérito. Pretende-se que os resultados do projeto possam fornecer subsídios para intervenções que aprimorem a vacinação oportuna infantil, bem como fortalecer o uso do registro informatizado de imunização para melhoria da assistência à saúde e pesquisa científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, ERICA MARVILA; MURAKAMI JUNIOR, JOSE; COSTA, ANGELA APARECIDA; INENAMI, MARTA; FIGUEIREDO, WALTER MANSO; WALDMAN, ELISEU ALVES; SAYURI SATO, ANA PAULA. Computerized immunization record agreement in Araraquara, Sao Paulo, Brazil, 2018. EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE, v. 30, n. 2 2021. Citações Web of Science: 0.
ANA PAULA SAYURI SATO. What is the importance of vaccine hesitancy in the drop of vaccination coverage in Brazil?. Revista de Saúde Pública, v. 52, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.