Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de um programa de transferência condicionada de renda na vacinação oportuna infantil em um município de médio porte, Araraquara (SP)

Processo: 17/14415-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Sayuri Sato
Beneficiário:Ana Paula Sayuri Sato
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Eliseu Alves Waldman ; Laura Cunha Rodrigues
Assunto(s):Programas de imunização  Vacinação  Equidade em saúde  Cobertura vacinal  Sistemas de informação 

Resumo

Objetivos: Avaliar o efeito de um programa de transferência condicionada de renda na vacinação oportuna infantil, em Araraquara, SP. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva com dados secundários e um inquérito domiciliar. A situação vacinal até os 24 meses de idade, de nascidos em 2014-2016, será coletada no registro informatizado de imunização do Sistema Juarez. Essa base de dados será vinculada aos Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos, sobre Mortalidade, sobre Hospitalizações e à base de dados sobre recebimento de benefício de programa de transferência condicionada de renda, estando disponíveis dados socioeconômicos, de uso de serviços de pré-natal e parto da gestação da criança e de hospitalização e óbitos (cerca de 8.500 crianças). O desfecho será o tempo até o evento (ausência de vacinação na idade recomendada), e será realizada regressão de Cox. Para o inquérito vacinal de uma amostra probabilística estratificada das crianças nascidas em 2015 (n=406), serão coletados dados socioeconômicos e demográficos, sobre o acesso a serviços de saúde e motivos para vacinar ou não. Será realizada a validação dos dados do RII por meio da comparação com a caderneta da criança, utilizando-se a estatística de kappa. Para as crianças nascidas em 2015, haverá também o geoprocessamento dos endereços, visando a busca de microáreas de baixa cobertura. Resultados Esperados e Limitações do Estudo: Os dados secundários podem apresentar subnotificação ou incompletude, para tanto será realizado o inquérito. Pretende-se que os resultados do projeto possam fornecer subsídios para intervenções que aprimorem a vacinação oportuna infantil, bem como fortalecer o uso do registro informatizado de imunização para melhoria da assistência à saúde e pesquisa científica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA SAYURI SATO. What is the importance of vaccine hesitancy in the drop of vaccination coverage in Brazil?. Revista de Saúde Pública, v. 52, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.