Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas nanoestruturados com potencial aplicação no tratamento de doenças negligenciadas

Processo: 17/08332-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Nádia Araci Bou-Chacra
Beneficiário:Nádia Araci Bou-Chacra
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Chung Man Chin ; Paulo Cesar Cotrim ; Raimar Lobenberg
Auxílios(s) vinculado(s):18/22521-6 - Sistema nanoestruturado de liberação de fármaco dirigido ao sistema linfático para o tratamento das leishmanioses, AP.R
Assunto(s):Nanocristais  Doenças negligenciadas  Carreadores lipídicos nanoestruturados  Nanotecnologia 

Resumo

As doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são doenças infecciosas que afetam populações pobres que vivem principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Nesse ambiente, a transmissão dessas doenças e a proliferação dos seus vetores são decorrentes, principalmente, da falta de saneamento e de acesso ao sistema de saúde. Estima-se que as DTNs possam atingir mais de um bilhão de pessoas, a nível global, e são responsáveis por mais de um milhão de mortes a cada ano, em 149 países, com custo anual da ordem de bilhões de dólares. Assim, tratamentos com maior eficácia terapêutica, maior segurança e com menor tempo de duração para os pacientes acometidos por essas doenças constituem prioridade no campo da Saúde Pública. Nesse sentido, os sistemas nanoestruturados têm demonstrado elevado potencial de aplicação no desenvolvimento de medicamentos inovadores. Entre os métodos de obtenção desses sistemas, destacam-se aqueles por alta energia, a homogeneização a alta pressão e a moagem a alta energia, e por baixa energia, como no caso do processo de emulsificação empregando a fase D (EFD). Esses métodos, entre outras vantagens, permitem a obtenção de carreadores lipídicos nanoestruturados, nanoemulsões e nanocristais, em escala industrial. O objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento e na caracterização físico-química e biológica de sistemas nanoestruturados com potencial aplicação no tratamento de doenças negligenciadas. Além disso, busca-se maior entendimento do processo de obtenção de nanoemulsão via EFD, ainda pouco explorado entre aqueles de baixa energia. Como modelo, serão utilizados os fármacos rifampicina e burpavaquona, assim como, o candidato a fármaco hidroximetilnitrofural (NFOH). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YUKUYAMA, MEGUMI NISHITANI; MYIAKE KATO, EDNA TOMIKO; BARROS DE ARAUJO, GABRIEL LIMA; LOBENBERG, RAIMAR; MONTEIRO, LIS MARIE; LOURENCO, FELIPE REBELLO; BOU-CHACRA, NADIA ARACI. Olive oil nanoemulsion preparation using high-pressure homogenization and D-phase emulsification - A design space approach. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 49, p. 622-631, FEB 2019. Citações Web of Science: 1.
DE SOUZA, ALINE; SOUZA MARINS, DEBORA SOARES; MATHIAS, SAMIR LEITE; MONTEIRO, LIS MARIE; YUKUYAMA, MEGUMI NISHITANI; SCARIM, CAUE BENITO; LOBENBERG, RAIMAR; BOU-CHACRA, NADIA ARACI. Promising nanotherapy in treating leishmaniasis. International Journal of Pharmaceutics, v. 547, n. 1-2, p. 421-431, AUG 25 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.