Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema educacional online para o ensino híbrido

Processo: 16/16563-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paula Rodrigues Furtado
Beneficiário:Paula Rodrigues Furtado
Empresa:Mupi Tecnologia e Serviços de Informação Ltda
Município: São Paulo
Pesquisadores principais:Ana Rute Cavalcanti Vaz Mendes
Pesq. associados:Ana Rute Cavalcanti Vaz Mendes
Vinculado ao auxílio:14/22660-5 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):18/13280-5 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
18/09540-1 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
17/25443-3 - Plano de atividades - Bolsista TT3: sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 18/02352-5 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
18/02826-7 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
17/26669-5 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
17/25519-0 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
17/25461-1 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT
17/25457-4 - Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.PIPE
17/25160-1 - Sistema educacional online para o ensino híbrido: desenvolvimento técnico, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Educação on-line  Educação a distância  Educação digital  Ensino híbrido  Objetos de aprendizagem  Métodos de ensino  Plataformas de ensino e aprendizagem  Tecnologias da informação e comunicação  Inovação na educação 

Resumo

A necessidade da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação não é mais novidade no momento atual. Há pouco tempo não era possível imaginar a dimensão das mudanças sociais consequentes do uso da internet e agora, devido a ela, temos a grande demanda do ensino e da aprendizagem de novas habilidades como desafio. Nas últimas décadas, muitos foram os estudos e as tentativas de encontrar o melhor caminho de fazer uso das TDICs no contexto escolar, passando pela inserção de aparatos tecnológicos na sala de aula até a alteração nos modos de pensar metodologias e estratégias pedagógicas. Hoje, em uma vertente das mais inovadoras, algumas escolas do mundo inteiro tentam alinhar-se à abordagem do Ensino Híbrido a qual, através de diferentes metodologias de ensino que atuam de maneira conjunta, busca a melhor combinação entre online e offline, entre presencial e à distância, objetivando a personalização do caminho de aprendizagem de cada indivíduo mas sempre o situando socialmente. O presente projeto propõe a pesquisa e o desenvolvimento de um de sistema educacional online que auxilie e também incentive a melhoria contínua no processo de inovação do ensino e da instituição escolar. O sistema será composto por ferramentas que facilitem a adequação da abordagem do Ensino Híbrido e o processo de personalização do ensino. Através dos resultados da pesquisa da Fase I, vimos que para que haja a viabilidade de implementação do Ensino Híbrido no cenário educacional brasileiro é preciso antes solucionar problemas estruturais das escolas e facilitar o trabalho dos educadores, como simplificar o processo de planejamento e preparação de aulas que já é um problema no cotidiano dos professores mesmo no ensino tradicional. Dessa maneira, o sistema proposto trará ferramentas que simplifiquem esse processo e facilitem a criação e a circulação de materiais e planos de aula, inclusive aqueles que promovam o uso de metodologias inovadoras e a aplicação do Ensino Híbrido. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.