Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da diversidade dos patógenos moleculares (vírus e viróides de plantas) no Brasil: fase II-2018

Processo: 17/18910-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Elliot Watanabe Kitajima
Beneficiário:Elliot Watanabe Kitajima
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Jorge Alberto Marques Rezende ; Marcelo Eiras
Assunto(s):Fitopatógenos  Viroides  Vírus de plantas  Interações hospedeiro-patógeno  Banco de dados  Pesquisa bibliográfica 

Resumo

Em 2011 o solicitante teve aprovado um projeto no qual se propunha a avaliar a diversidade dos patógenos moleculares presentes no Brasil. Para desenvolver este trabalho procurou manter um programa de levantamento de vírus e viróides em diferentes regiões do país, incluindo o Estado de São Paulo, iniciada nos anos 1970. Paralelamente, a avaliação desta diversidade foi feita através de um levantamento bibliográfico da produção científica sobre vírus de plantas, desde que se iniciaram as pesquisas a respeito. A pesquisa bibliográfica listou a produção científica sobre vírus de plantas no país e resultou em uma listagem comentada destes patógenos até 2014, revelando uma grande variedade de espécies de plantas hospedeiras (369 espécies de 72 famílias) que se infectaram na natureza por diferentes vírus e viróides, em uma enorme gama taxonômica [241 espécies de vírus em 55 gêneros, além de 92 espécies não homologadas; 6 espécies de viróides]. Revelou-se assim uma notável diversidade destes patógenos, a maioria dos quais seriam exóticos, mas por outro lado, vários deles são autóctones. Nesta 2ª fase, o solicitante propõe-se a dar seguimento ao projeto anterior, procurando recensear mais casos de infecção de plantas por vírus e viróides, em diferentes locais do país, em especial as menos exploradas, procedendo sua identificação e caracterização, e quando possível, desenvolvendo medidas de controle. Para isto deverá contar com uma rede de colaboradores para se ter apoio logístico local nestes levantamentos. No que tange à catalogação dos vírus e viróides na Lista Comentada e das publicações, pretende-se adicionar mais uma ferramenta à comunidade de virologistas, que seria a de montar um banco das publicações, em pdf, que incluiria resumos de trabalhos apresentados em congressos, artigos (científicos, revisão, divulgação, boletins) além de teses e dissertações. Por sugestão do prof. C. Joly, coordenador do Programa Biota, será produzida uma versão em inglês desta Lista Comentada, para divulgá-la na comunidade internacional, utilizando-se do canal da Biota Neotropica. A coordenação geral dos trabalhos caberá ao solicitante (E. W. Kitajima) contando novamente com a colaboração do Prof. Jorge A. M. Rezende (LFN/Esalq), tendo como sede dos trabalhos o Dept. Fitopatologia e Nematologia da ESALQ/USP. Estima-se o custo do projeto em torno de R$ 150.000, incluindo material de consumo importado, reserva técnica, benefício complementar e uma bolsa TT-1, para 2 anos. As despesas previstas seriam para aquisição de material de consumo no país e no exterior, serviços de terceiros no país, despesas de viagens e diárias, e um bolsista TT-1, para um período de dois anos. O bolsista auxiliaria na coleta de dados bibliográficos e na produção do banco de pdf. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, LEILANE KARAM; DE OLIVEIRA, AGATHA MOTA; RODRIGUES CHAVES, ALEXANDRE LEVI; KITAJIMA, ELLIOT WATANABE; HARAKAVA, RICARDO; EIRAS, MARCELO. Cauliflower mosaic virus naturally infects wild radish (Raphanus raphanistrum) in Brazil. AUSTRALASIAN PLANT DISEASE NOTES, v. 14, n. 1 JUL 31 2019. Citações Web of Science: 0.
ANDRADE MEDEIROS, LAYLA DE SA; DE OLIVEIRA, IZAIAS ARAUJO; PIRES, LORENNA LEAL; KITAJIMA, ELLIOT WATANABE; DA SILVA, GILSON SOARES; AGUIAR BESERRA, JR., JOSE EVANDO. First report of Yambean mosaic virus in Brazil. AUSTRALASIAN PLANT DISEASE NOTES, v. 14, n. 1 JUL 11 2019. Citações Web of Science: 0.
FAVARA, GABRIEL MADOGLIO; CARNELO-GARCIA, VIVIANA MARCELA; NAGATA, TATSUYA; FAGUNDES SILVA, JOAO MARCOS; SAITO, MARIANA; MARQUES REZENDE, JORGE ALBERTO; SALAROLI, RENATO BARBOSA; KITAJIMA, ELLIOT WATANABE. Tobacco mild green mosaic virus found naturally infecting Nicotiana glauca in Brazil. AUSTRALASIAN PLANT DISEASE NOTES, v. 14, n. 1 MAY 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.