Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma estratégia com metodologias ativas para avaliação de competências no ensino de Ciências Contábeis

Processo: 17/13509-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Assunto(s):Contabilidade  Competência profissional  Metodologia ativa  Ensino e aprendizagem 

Resumo

Com a mudança da contabilidade para normas baseadas em princípios passam a ser exigidas do profissional contábil competências que até então não eram requeridas pelo mercado e que não estão ligadas apenas ao conhecimento técnico. Estudos apontam deficiências em relação as competências apresentadas pelos profissionais graduados por meio do ensino tradicional e as metodologias ativas de ensino se enquadram adequadamente como uma possível solução para o problema. No entanto, não há consenso sobre estratégias que avaliem o desenvolvimento de tais competências, nesse contexto, portanto, o trabalho busca desenvolver e avaliar uma estratégia para avaliação de competências, trabalhadas por meio de metodologias ativas, no curso de Ciências Contábeis. As metodologias ativas serão utilizadas, por promoverem as competências necessárias, serão a avaliação por pares e a autoavaliação, para a coleta de dados três ciclos de atividades serão aplicados em uma disciplina do curso de graduação em contabilidade, possibilitando até 90 observações. Ao final dos ciclos os estudantes participarão de um grupo focal com o propósito de fornecer evidências sobre as competências trabalhadas com os métodos de ensino analisados. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.