- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 17/13509-0 |
Linha de fomento: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Vigência: | 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2018 |
Área do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis |
Pesquisador responsável: | José Dutra de Oliveira Neto |
Beneficiário: | José Dutra de Oliveira Neto |
Instituição-sede: | Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil |
Assunto(s): | Contabilidade Competência profissional Metodologia ativa Ensino e aprendizagem |
Resumo
Com a mudança da contabilidade para normas baseadas em princípios passam a ser exigidas do profissional contábil competências que até então não eram requeridas pelo mercado e que não estão ligadas apenas ao conhecimento técnico. Estudos apontam deficiências em relação as competências apresentadas pelos profissionais graduados por meio do ensino tradicional e as metodologias ativas de ensino se enquadram adequadamente como uma possível solução para o problema. No entanto, não há consenso sobre estratégias que avaliem o desenvolvimento de tais competências, nesse contexto, portanto, o trabalho busca desenvolver e avaliar uma estratégia para avaliação de competências, trabalhadas por meio de metodologias ativas, no curso de Ciências Contábeis. As metodologias ativas serão utilizadas, por promoverem as competências necessárias, serão a avaliação por pares e a autoavaliação, para a coleta de dados três ciclos de atividades serão aplicados em uma disciplina do curso de graduação em contabilidade, possibilitando até 90 observações. Ao final dos ciclos os estudantes participarão de um grupo focal com o propósito de fornecer evidências sobre as competências trabalhadas com os métodos de ensino analisados. (AU)