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São Paulo School of Advanced Science on Ocean Governance

Processo: 17/17391-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica - Escola São Paulo de Ciência Avançada
Vigência: 01 de março de 2018 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Alexander Turra
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade  Estudos interdisciplinares  Oceanos  Governança  Mudança climática  Eventos científicos e de divulgação 

Resumo

O curso terá de atividades voltadas para a formalização e nivelamento de conteúdos, como exposições dialogadas, entremeadas por oficinas e discussões em grupo para estímulo à interdisciplinaridade utilizando técnicas de diagnóstico e planejamento participativo. A programação da Escola inclui ainda sessões de pôsteres onde os alunos poderão compartilhar especificidades de seus projetos e dialogar com os mentores convidados e com os demais participantes. Uma atividade de campo será realizada na Baixada Santista para ilustrar os conflitos e desafios complexos e sinérgicos enfrentados pela zona costeira. Nessa oportunidade os participantes terão contato com a frota de embarcações do IOUSP (Alpha Crucis e Alpha Delfini) e as possibilidades de estudos em campo utilizando as facilidades do IOUSP na região, como o Armazém 8 cedido pela CODESP. Essa vivência servirá de mote para um exercício final de resolução de problemas visando a integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no curso e de seus repertórios para propor abordagens científicas que sejam necessárias para a governança da região. Para isso os alunos entrarão em contato com ferramentas (Mind maps) e frameworks analíticos (DPSIR) adequados para integração e visualização de informações. O conteúdo teórico da Escola está organizado em torno dos seguintes grandes recortes, que serão abordados sequencialmente: 1) Setting the context: theoretical and historical background; 2) Sharing the advances in oceans sciences: processes and connections; 3) Integrating science and public policies. Esses temas foram organizados de forma a, escalonadamente, estimular os alunos a internalizar uma visão integrada e interdisciplinar, o que será exercitado nas demais atividades práticas previstas. (AU)