Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das alterações comportamentais, neurofarmacológicas e neurofisiológicas em sistemas neurais relacionados à percepção e processamento da informação sensorial auditiva, induzidas pela administração crônica do anestésico dissociativo ketamina

Processo: 17/18268-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Manoel Jorge Nobre Do Espirito Santo
Beneficiário:Manoel Jorge Nobre Do Espirito Santo
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Centro Universitário de Franca (UNI-FACEF). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):GABA  Eletrofisiologia 

Resumo

A ketamina (KET) é um antagonista não competitivo dos receptores de glutamato (GLU) do tipo N-metil-D-aspartato (NMDA). Atua também com menor eficácia nos sistemas GABAérgico e dopaminérgico (DA), dentre outros. Daí resultam seus efeitos estimulantes, hipnóticos e analgésicos, e sua capacidade de alterar os estados de consciência. Estes efeitos, que limitam sua utilidade clínica, a transformaram em droga recreativa. Seu uso crônico pode levar ao aparecimento de atividade encefálica anormal, acentuar estados psicóticos, e alterar os potenciais eletrofisiológicos, incluindo os auditivos (PEAs). Seus efeitos dissociativos se originam possivelmente pela facilitação da sobrecarga sensorial resultante da redução do controle inibitório top-down cortical sobre os sistemas bottom-up subcorticais e mesencefálicos. O resultado é a indução de sintomas assemelhados àqueles observados na psicose na qual deterioração cognitiva, embotamento emocional e alucinações auditivas compõem parte da sintomatologia. Com relação a última, sugere-se que estas disfunções estão relacionadas a anormalidades funcionais em diversas regiões do sistema auditivo como o colículo inferior (CI), tálamo (TL), córtex auditivo primário (CA), e o córtex pré-frontal medial (CPFm), com contribuição significativa dos receptores NMDA, GABAérgicos e DA. De fato, os efeitos da KET sobre os sistemas sensoriais são intensos, envolvendo alterações eletrofisiológicas (PEAs) e cognitivas, como revelado em tarefas envolvendo atenção incondicionada ou seletiva, dentre outros. O foco deste projeto se direciona ao entendimento dos efeitos da KET nos processos auditivos já que, além deste contribuir grandemente para a expressão de sintomas anômalos e acentuar o prejuízo de funções psíquicas, as semelhanças entre espécies torna mais fácil a inferência de dados obtidos em modelos translacionais com o uso de animais de laboratório para resultados e modelos clínicos. Embora o entendimento da ação farmacológica da KET quando utilizada a curto ou longo prazo tenha sido mais focado em funções cognitivas complexas, tais como aquelas relacionados à memória de trabalho e processamento executivo, este projeto está direcionado principalmente ao entendimento dos efeitos fisiológicos e farmacológicos consequentes à sua exposição crônica, particularmente em processos sensoriais básicos, mas não menos importantes. Nosso objetivo é investigar as alterações induzidas pelo uso de KET no processamento da informação sensorial auditiva, assim como os efeitos da modulação farmacológica GLU, GABA, e DA sobre essa variável em áreas corticais e subcorticais chaves desse sistema. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INCROCCI, ROBERTA MONTEIRO; PALIARIN, FRANCIELY; NOBRE, MANOEL JORGE. Prelimbic NMDA receptors stimulation mimics the attenuating effects of clozapine on the auditory electrophysiological rebound induced by ketamine withdrawal. NeuroToxicology, v. 69, p. 1-10, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.