Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposição de métodos para determinações de elementos terras-raras e metais nobres em amostras de interesse ambiental e minerais por ICP OES

Processo: 17/22599-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Pedro Vitoriano de Oliveira
Beneficiário:Pedro Vitoriano de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Água  Terras raras  Espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente  Pré-concentração 

Resumo

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de métodos analíticos com diferentes abordagens de preparo de amostras para determinações de elementos terras-raras (Ce, Dy, Eu, La, Nb, Pr, Sc, Sm, Y e Yb) com aplicações de interesse ambiental (águas, plantas, solos, sedimentos), agroquímico (fertilizantes) e geoquímico (minérios), e metais nobres (Au, Ag, Pd, Pt e Rh) em placas de circuito impresso, catalisadores automotivos e carvão ativado por ICP OES. A sistemática de ação deverá envolver as seguintes estratégias: (i) Estudar parâmetros relacionados ao preparo das amostras (moagem e avaliação da influência do tamanho de partículas na digestão/extração) e caracterização por microfluorescência de raios-X (¼-FRX), microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia eletrônica dispersiva (MEV-EDS) e difração de raios-X (DRX). (ii) Desenvolver procedimentos de digestão ou extração dos elementos em forno de micro-ondas e banho/sonda ultrassônica. (iii) Desenvolver métodos para determinações dos elementos de interesse nas diferentes matrizes por ICP OES, visando encontrar os melhores parâmetros de otimização do instrumento para evitar interferências, buscando compartilhar requisitos como seletividade, sensibilidade e menores limites de detecção. (iv) Desenvolver métodos para determinações de elementos em águas (potável, rio e mar) visando análise direta ou com separação e pré-concentração por extração sólido-líquido, usando diferentes materiais extratores. Ao final, pretende-se desenvolver métodos com elevada precisão e exatidão e que possam ser aplicados para controle de qualidade e para apoiar os setores de interesse na pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, DIEGO CLEMENTE; VAHIA DE ABREU, HENRIQUE DE LUCA; DE OLIVEIR, PEDRO VITORIANO; CAPELO, LUCIANE PORTAS; PASSOS-BUENO, MARIA RITA; CATALANI, LUIZ HENRIQUE. A fast degrading PLLA composite with a high content of functionalized octacalcium phosphate mineral phase induces stem cells differentiation. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 93, p. 93-104, MAY 2019. Citações Web of Science: 3.
ARANTES DE CARVALHO, GABRIEL G.; PETRI, DENISE F. S.; OLIVEIRA, V, PEDRO. Calcium alginate microparticles for rare earth elements preconcentration prior to ICP-MS measurements in fresh water. ANALYTICAL METHODS, v. 10, n. 35, p. 4242-4250, SEP 21 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.