Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema computadorizado de reabilitação baseado em jogo para treinamento de equilíbrio dinâmico em idosos

Processo: 17/16292-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2017 - 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Alessandro Pereira da Silva
Beneficiário:Alessandro Pereira da Silva
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Campus da Sede Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Pesq. associados: Helio Martucci Neto ; Leandro Lazzareschi
Assunto(s):Reabilitação  Idosos 

Resumo

As lesões provenientes de queda são consideradas uma das maiores preocupações da saúde de idosos, pois podem ocasionar doenças secundárias, invalidez ou até a morte. Essas quedas muitas vezes são ocasionadas por um déficit de equilíbrio gerado por um controle postural inadequado. Para manter um controle postural adequado é necessário integrar funções de vários sistemas sensoriais relacionados com o equilíbrio. Normalmente, as análises de equilíbrio são realizadas utilizando plataformas de força estacionárias, onde o voluntário é o elemento dinâmico e o desequilíbrio é gerado por estímulos mecânicos induzidos pelo avaliador. Entretanto, essa intervenção não proporciona uma avaliação funcional, pois não permite investigações das desordens posturais e de outros fatores cinésiológicos ou biomecânicos. Por outro lado, os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de ambientes virtuais para reabilitação, visando avaliar situações da real vida sem expor o voluntário ao risco, o que poderia aumentar a mobilização do voluntário ao tratamento. Portanto, esse projeto visa desenvolver e validar um sistema computadorizado, composto de uma plataforma dinâmica de força de reação ao solo, com estímulos mecânicos controlados, conectada a um jogo computadorizado que apresente tarefas específicas para o treinamento de equilíbrio para idosos. Para desenvolver a plataforma de força dinâmica será utilizado conceitos de prototipagem por impressão 3D e simulação computadorizada. Para desenvolver o jogo será utilizado o modelador de conteúdos tridimensionais Blender 3D. Essa ferramenta gráfica é composta por mecanismo de modelagem, texturização, pós-produção e mecanismo de interação. O sistema proposto será testado por 30 voluntários, com idade maior de 60 anos, divididos em dois grupos. O grupo G1, composto por 15 voluntários, usará o sistema proposto no auxílio à terapia e o grupo G2, com 15 voluntários, fará a terapia tradicional. Para analisar os resultados obtidos serão empregados testes de normalidade, de diferença amostral e de post-hoc. Após a execução desse projeto espera-se obter um sistema computadorizado que mobilize o idoso a realizar um treinamento de equilíbrio visando diminuir o percentual de quedas nessa população. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, M. S.; SILVA, S. J.; BOSCHI, S. R. M. S.; RODRIGUES, S. C. M.; SCARDOVELLI, T. A.; BARBUY, H. S.; SILVA, A. P. Real-time simulation device for mean arterial pressure of hypotensive patient subjected phenylephrine infusion. ELECTRONICS LETTERS, v. 56, n. 17, p. 865-867, AUG 20 2020. Citações Web of Science: 0.
ALEXANDRUK, MARCOS; SCARDOVELLI, TERIGI AUGUSTO; FERNANDES DA SILVA, ANDRE ROBERTO; MARTINI, SILVIA CRISTINA; NETO, HELIO MARTUCCI; MATOS DA SILVA BOSCHI, SILVIA REGINA; DA SILVA, ALESSANDRO PEREIRA. . HUMANIDADES & INOVACAO, v. 7, n. 5, p. 46-51, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.