Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Dymamics of salt dome exhumation on the ocean floor, focusing on Santos basin offshore Brazil

Processo: 17/50191-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Convênio/Acordo: Cognitive Science and Technology Council of Iran
Pesquisador responsável:Michel Michaelovitch de Mahiques
Beneficiário:Michel Michaelovitch de Mahiques
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/22194-0 - Feições anômalas de fundo no talude superior do Sul do Brasil, AP.R
Assunto(s):Projetos SPRINT 

Resumo

Diápiros são uma das estruturas principais na exploração de hidrocarbonetos. Eles se formam na subsuperfície e ocasionalmente hospedam reservatórios por baixo. As fraturas e falhas formadas durante o movimento ascendente do sal podem levar à fuga de gás/fluidos para o fundo do mar. Em teoria, a dinâmica da fratura pode ser estudada a partir das camadas que cobrem o diápiro. No entanto, estas camadas são empurradas de lado enquanto a cúpula avança para cima e as provas são perdidas. Pouco se sabe sobre os processos em tempo real que formam uma cúpula enquanto ela é exposta no fundo do mar, por isso nosso entendimento do diapirismo depende da geologia em seus flancos, bem como de afloramentos em áreas continentais. Em julho de 2016, nós (Mahiques e Schattner) participamos de um cruzeiro de pesquisa para o site do diapir no fundo do oceano Atlântico, no litoral de Santos, no Brasil. Recolhemos novos dados geológicos e geofísicos que lançam nova luz sobre a insurreição de cúpulas de sal. Os resultados preliminares fornecem uma imagem detalhada da exumação do sal no fundo do oceano e permitem distinguir entre três etapas principais antes, durante e depois da exumação. Nesta proposta, buscamos recursos que nos permitam analisar os dados e publicar a pesquisa em uma revista de impacto. A colaboração entre Mahiques e Schattner começou em 2014. Desde então, publicamos juntos dois artigos em revistas indexadas, além de eventos. Pretendemos continuar está frutuosa colaboração e publicar o estudo dos diários aqui expostos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHATTNER, URI; JOSE LOBO, FRANCISCO; GARCIA, MARGA; KANARI, MOR; RAMOS, RAISSA BASTI; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH. A detailed look at diapir piercement onto the ocean floor: New evidence from Santos Basin, offshore Brazil. MARINE GEOLOGY, v. 406, p. 98-108, DEC 1 2018. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS, ROSANGELA FELICIO; NAGAOKA, DORIS; RAMOS, RAISSA BASTI; SALAROLI, ALEXANDRE BARBOSA; TANIGUCHI, SATIE; LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR; BICEGO, MARCIA CARUSO; LOBO, FRANCISCO JOSE; SCHATTNER, URI; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH. Metal/Ca ratios in pockmarks and adjacent sediments on the SW Atlantic slope: Implications for redox potential and modern seepage. JOURNAL OF GEOCHEMICAL EXPLORATION, v. 192, p. 163-173, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.