Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biomecânico da cinemática do pé e tornozelo de corredores: cooperação científica e coorientação

Processo: 17/23975-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 24 de fevereiro de 2018 - 23 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Isabel de Camargo Neves Sacco
Pesquisador visitante: Paolo Caravaggi
Inst. do pesquisador visitante: Istituto Ortopedico Rizzoli (IOR), Itália
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica  Cinemática  Corridas    Tornozelo  Intercâmbio de pesquisadores 

Resumo

O pesquisador Paolo Caravaggi é um Full-time Research Scientist do Laboratório de Análise de Movimento do Instituto Ortopédico Rizzoli em Bologna, Itália. Caravaggi tem um currículo excelente (#papers WoS 29, #citações 230, H-index=9) e possui uma vasta e profunda experiência com instrumentação biomecânica, particularmente com instrumentos de análise de marcha, como câmeras de análise de movimento, plataformas de força e pressão, sensores inerciais, sistemas de eletromiografia, e grande experiência em programação orientada a objetos, processamento automático e análise de grandes conjuntos de dados. Assim, sua participação no ensaio clínicos controlado que estamos conduzindo no LABIMPH, em especial envolvendo exercícios para os pés de Corredores (Projeto Temático FAPESP 2014/27311-9), já que o professor visitante possui vasta e profunda experiência em estudos biomecânicos com a cinemática de pé. No período da visita, o professor ajudara na implementação da metodologia integrativa de medição de pressão plantar e cinemática de pé durante atividades de locomoção, integrando dois equipamentos recém-adquiridos no projeto Temático FAPESP. Este projeto Temático FAPESP já possui um grande banco de dados cinemático de pé de corredores e o professor visitante auxiliará no processamento dos dados, pois o professor visitante possui ampla experiência em design e implementação de softwares personalizado para a análise automática de banco de dados em larga escala. Ainda, o professor auxiliará na interpretação e escrita dos resultados, e também coorientará uma aluna de doutorado direto que faz parte do projeto Temático FAPESP (Alessandra Bento Matias), que possui bolsa FAPESP DD (processo 2016/17077-4). O professor ministrará uma aula que trará aos estudantes a noção do que se espera de um processamento e de uma análise de dados, além da escrita dos resultados de uma pesquisa de excelência, bem como, como divulgar suas pesquisas com vistas à publicação de impacto. Um pequeno estudo metodológico será conduzido sobre mensuração do arco longitudinal medial do pé e poderá render uma publicação em conjunto em curto prazo. Também discutiremos futuros projetos de colaboração científica que permitirão a continuidade da linha de pesquisa com corredores e com diabéticos. Além da produção científica, esta colaboração também tem como objetivo o intercâmbio de pesquisadores entre Itália e Brasil, e a formação de recursos humanos qualificados. Essa iniciativa permitirá a estabilidade da internacionalização dos grupos de pesquisa, e o estabelecimento de redes estáveis destinadas à criação de conhecimento no departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARAVAGGI, PAOLO; MATIAS, ALESSANDRA B.; TADDEI, ULISSES T.; ORTOLANI, MAURIZIO; LEARDINI, ALBERTO; SACCO, ISABEL C. N. Reliability of medial-longitudinal-arch measures for skin-markers based kinematic analysis. JOURNAL OF BIOMECHANICS, v. 88, p. 180-185, MAY 9 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.