Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de textura em imagens de ressonância magnética como ferramenta de auxílio na caracterização e classificação de ameloblastomas e queratocistos

Processo: 17/09550-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:André Luiz Ferreira Costa
Beneficiário:André Luiz Ferreira Costa
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Clarissa Lin Yasuda ; Gabriela Castellano ; Paulo Henrique Braz da Silva
Assunto(s):Ressonância magnética  Diagnóstico por imagem  Processamento de imagens 

Resumo

Os exames de imagem tornaram-se uma parte essencial das ciências biomédicas, não só para o diagnóstico, mas também para o planejamento, tratamento e acompanhamento nas áreas da saúde. O desenvolvimento das tecnologias de análise digital de imagens tem possibilitado o aumento da sensibilidade e especificidade destes exames. A análise da textura é um desses métodos. Por meio dessa análise é possível descrever, através de parâmetros estatísticos, se há diferenças entre tecidos de diferentes regiões pesquisadas, assim como entre tecidos sadios e acometidos por patologias, numa mesma região, possuindo a habilidade de detectar padrões da imagem que normalmente são imperceptíveis aý visão humana. O ameloblastoma e o queratocistico são lesões odontogênicas benignas que se desenvolvem a partir de remanescentes epiteliais de estruturas envolvidas no desenvolvimento dental. O diagnóstico diferencial entre essas duas lesões e seus subtipos clínicos/patológicos mantém-se um desafio devido às suas similaridades morfológicas, que dificultam a diferenciação. A ressonância magnética (RM) é um dos exames de imagem usados para análise das duas lesões.Este projeto tem como objetivo investigar se a análise de textura de imagens de RM pode fornecer informação importante na diferenciação de ameloblastomas e queratocistos. Para isto serão selecionados pacientes com as duas lesões. Faremos a análise de textural de imagens com o software Matlab, selecionando parâmetros adequados de análise textural e verificando a sua validade no diagnóstico por imagem e histopatológico. Correlacionaremos as alterações de imagem com a progressão dos parâmetros clínicos, histopatológicos e morfométricos. Posteriormente, será avaliado se esses parâmetros de textura são capazes de predizer se a lesão está de acordo com o diagnóstico histológico final. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA COSTA, ANDRE LUIZ; PAIXAO, ALINE KATAKI; GONCALVES, BIANCA COSTA; OGAWA, CELSO MASSAHIRO; MARTINELLI, THIAGO; MAEDA, FERNANDO AKIO; TRIVINO, TARCILA; PEREIRA DE CASTRO LOPES, SERGIO LUCIO. Cone Beam Computed Tomography-Based Anatomical Assessment of the Olfactory Fossa. INTERNATIONAL JOURNAL OF DENTISTRY, 2019. Citações Web of Science: 0.
PEREZ GOMES, JOAO PEDRO; CASTRO VELOSO, JOSE DE RIBAMAR; ALTEMANI, ALBINA MESSIAS DE ALMEIDA M.; CHONE, CARLOS TAKAHIRO; CARRASCO ALTEMANI, JOAO MAURICIO; DE FREITAS, CLAUDIO FROES; PASSOS LIMA, CARMEN SILVIA; BRAZ-SILVA, PAULO HENRIQUE; FERREIRA COSTA, ANDRE LUIZ. Three-Dimensional Volume Imaging to Increase the Accuracy of Surgical Management in a Case of Recurrent Chordoma of the Clivus. AMERICAN JOURNAL OF CASE REPORTS, v. 19, p. 1168-1174, OCT 2 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.