Busca avançada
Ano de início
Entree

Dos contextos de trabalho à saúde dos trabalhadores de enfermagem: um estudo comparativo entre Portugal, Brasil e Espanha

Resumo

Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, e de abordagem quantitativa que tem por objetivos: mensurar a síndrome de Burnout, a satisfação com o trabalho, o clima organizacional, o presenteísmo e a resiliência; verificar a respectiva relação entre estas variáveis, em trabalhadores de enfermagem de Portugal, Brasil e Espanha, bem como elaborar propostas de intervenção para a melhoria das condições de trabalho. A coleta de dados será realizada em instituições hospitalares e de atenção primária, dos respectivos contextos, por meio dos instrumentos: Maslach Burnout Inventory, Cuestionario de Satisfacción Laboral, Escala de Clima Organizacional para Organizações de Saúde (ECOOS), Stanford Presenteeism, e Resillience Scale. Os dados quantitativos serão codificados em planilha eletrônica Microsoft Excel e submetidos à análise estatística descritiva e analítica. A elaboração de propostas de intervenção será direcionada aos diferentes contextos, com vistas à redução dos acidentes, doenças relacionadas ao trabalho nos trabalhadores de enfermagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA BALDONEDO-MOSTEIRO; MIRIAN CRISTINA DOS SANTOS ALMEIDA; PATRICIA CAMPOS PAVAN BAPTISTA; MARTA SÁNCHEZ-ZABALLOS; FRANCISCO JAVIER RODRIGUEZ-DIAZ; MARIA PILAR MOSTEIRO-DIAZ. Síndrome de burnout em trabalhadores de enfermagem brasileiros e espanhóis. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, . (17/17759-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.