Busca avançada
Ano de início
Entree

Serviços mediados pela tecnologia: um estudo exploratório dos modelos de negócio das start-ups de serviços intensivos em conhecimento

Processo: 17/19138-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Dimária Silva e Meirelles
Beneficiário:Dimária Silva e Meirelles
Instituição-sede: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Eraldo Genin Fiore ; Felix Hugo Aguero Diaz Leon ; José Carlos Thomaz ; Luciano Augusto Pereira dos Santos ; Nelson Destro Fragoso ; Vinicius Miana Bezerra
Assunto(s):Serviços  Criação de valor 

Resumo

Serviços são atividades baseadas em um fluxo de trabalho (natureza de processo), que pode ser realizado tanto a partir de recursos humanos (trabalho humano) quanto a partir de máquinas e equipamentos (trabalho mecânico). Essa natureza de fluxo faz com que a oferta de serviço seja simultânea à demanda e, portanto, inestocável (características de simultaneidade e inestocabilidade), o que exige a presença do usuário do serviço (co-localização). Todavia, na medida em que novas tecnologias mediadoras na prestação do serviço são desenvolvidas, a prestação de serviço passa a se dar em tempo real (serviços on line), rompendo barreiras de localização e permitindo a exploração de ganhos de escala. Ao mesmo tempo, permite a customização, o que proporciona a prestação do serviço em sua plenitude. Amplas oportunidades de negócios se abrem para o setor de serviços, porém há uma série de desafios tanto do ponto de vista da competência tecnológica quanto formatação do modelo de negócio (escalabilidade e apropriabilidade). O objetivo geral deste projeto de pesquisa é identificar as soluções de modelos de negócio adotadas pelas start-ups de serviço intensivos em conhecimento. Mais especificamente, busca-se identificar quais as estratégias destas empresas para criar, configurar e apropriar valor a partir da exploração das oportunidades tecnológicas e de mercado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)