Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização das operações de torneamento de superligas e fresamento do titânio (6Al-4V)

Processo: 14/25640-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Marcos Valério Ribeiro
Beneficiário:Marcos Valério Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Pesq. associados: José Vitor Candido de Souza ; Manoel Cleber de Sampaio Alves
Assunto(s):Superligas  Fluidos de corte e usinagem  Titânio  Desgaste  Usinagem  Rugosidade 

Resumo

A usinagem caracteriza-se como um dos processos de fabricação mais importantes na indústria e pesquisas nesta área trazem grande contribuição à diminuição dos custos. Os mercados são cada vez mais exigentes e buscam cada vez produtividades mais altas, para que sejam atendidas as demandas de indústrias como a automobilística, a aeronáutica e de outros bens de consumo. O conhecimento detalhado do processo de formação do cavaco também é exigido para o entendimento da precisão e condição da superfície usinada do componente desejado. Estas características são inevitavelmente prejudicadas em certo grau, desde que o cavaco seja formado por fratura devido ao cisalhamento com alto grau de deformação. Os pesquisadores têm procurado caminhos alternativos e baratos para melhorar o desempenho das ferramentas de corte disponíveis através da introdução de novos materiais que possam resistir às severas condições de temperaturas e tensões na aresta de corte durante a usinagem. Uma vez que todos os materiais para ferramenta perdem suas durezas em elevadas condições de usinagem há uma necessidade real de se desenvolver novas tecnologias que permitam minimizar a temperatura gerada nas interfaces ferramenta-peça e ferramenta-cavaco. O objetivo deste trabalho é otimizar a usinagem em torneamento de Superligas (Inconel 718 e 625) e fresamento de titânio (Ti-6Al-4V) através do estudo da formação do cavaco, auxiliado pela análise da rugosidade superficial, dos erros de forma apresentados pela peça, desgaste das ferramentas e da variação de microdureza nos cavacos. Serão utilizadas diferentes estratégias de aplicação de fluido de corte (fluido abundante, MQL, etc.) e serão testadas diversas ferramentas (metal duro, cerâmicas) para identificar as melhores performances. Entre as ferramentas serão testadas principalmente aquelas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, à base de Al2O3, com vistas a verificar seu desempenho e também compará-lo ao das ferramentas comerciais, com o objetivo de gerar redução de custos de ferramentas, e promover a otimização dos processos de fabricação com superligas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KONDO, MARCEL Y.; PINHEIRO, CLEVERSON; DE PAULA, MARCELO A.; DE SOUZA, TAISE A.; SOUZA, JOSE V. C.; RIBEIRO, V, MARCOS; ALVES, MANOEL C. S. Cutting parameters influence investigations on cutting consumed power, surface roughness and tool wear during turning of superalloy VAT 32 with PVD coated carbide tools using Taguchi method. MATERIALS RESEARCH EXPRESS, v. 6, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 1.
BONHIN, EDUARDO PIRES; DAVID-MUZEL, SARAH; CANDIDO DE SOUZA, JOSE VITOR; DE SAMPAIO ALVES, MANOEL CLEBER; RIBEIRO, MARCOS VALERIO. Effect of machining parameters on turning of VAT32 (R) superalloy with ceramic tool. Materials and Manufacturing Processes, v. 34, n. 7 MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.