Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia e sistemática de Ceriantharia (Cnidaria): uma abordagem integrativa

Processo: 16/50389-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Sérgio Nascimento Stampar
Beneficiário:Sérgio Nascimento Stampar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Taxonomia  Evolução  Zoologia (classificação)  Sistemática  Ceriantharia  Cnidários  Evolução animal 

Resumo

O número de espécies de cnidários no mundo é estimado em mais de 11.000. A evolução do grupo resultou em uma enorme variedade de formas corporais e uma grande diversidade de estratégias de ciclos de vida. Um dos grupos mais inconspícuos e desconhecidos dentre os Cnidaria é Ceriantharia (anêmonas de tubo). As anêmonas de tubo (Anthozoa) compõem um grupo muito particular de Cnidaria pelo tipo de cnidas, forma de crescimento e simetria exclusivos. Os Ceriantharia possuem muitas peculiaridades em relação aos demais grupos, incluindo estruturas no seu genoma que são diferentes das conhecidas para Anthozoa e até a possibilidade de ciclos de vida holoplanctônicos, também desconhecido para espécies de Anthozoa. Atualmente esse grupo taxonômico conta com apenas um grupo de pesquisa em todo o mundo e, evidentemente, necessita de recursos humanos habilitados para desenvolver projetos com sistemática. Desta maneira, o presente projeto propõe quatro projetos acadêmicos (dois de iniciação a pesquisa, um mestrado e um doutorado) e que compilados produzirão um expressivo avanço no status quo atual do grupo. O produto final do projeto compilatório será um guia de identificação de gêneros, incluindo um glossário, modelo metodológico para identificação das anêmonas de tubo e uma proposta filogenética, e a descrição/redescrição das espécies encontradas no Oceano Atlântico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACEVEDO, MELISSA J.; STRAEHLER-POHL, ILKA; MORANDINI, ANDRE C.; STAMPAR, SERGIO N.; BENTLAGE, BASTIAN; MATSUMOTO, I, GEORGE; YANAGIHARA, ANGEL; TOSHINO, SHO; BORDEHORE, CESAR; FUENTES, VERONICA L. Revision of the genus Carybdea (Cnidaria: Cubozoa: Carybdeidae): clarifying the identity of its type species Carybdea marsupialis. Zootaxa, v. 4543, n. 4, p. 515-548, JAN 9 2019. Citações Web of Science: 1.
STAMPAR, SERGIO N.; EL DIDI, SURAIA O.; PAULAY, GUSTAV; BERUMEN, MICHAEL L. A new species of Arachnanthus from the Red Sea (Cnidaria, Ceriantharia). ZOOKEYS, n. 748, p. 1-10, APR 4 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.