Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvendo e disseminando métodos e ferramentas para a análise forense de documentos digitais

Processo: 17/12631-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Tiago Jose de Carvalho
Beneficiário:Tiago Jose de Carvalho
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Anderson de Rezende Rocha ; Andreiwid Sheffer Corrêa ; Antônio Carlos Theóphilo Costa Júnior ; CARLOS EDUARDO BELUZO ; Danillo Roberto Pereira ; Fabio Augusto Faria ; Hélio Pedrini
Assunto(s):Visão computacional  Estudos interdisciplinares  Reconhecimento de padrões  Processamento de imagens 

Resumo

A Computação Forense, especificamente a Análise Forense de Documentos Digitais (AFD), trata da subárea da Ciência da Computação que desenvolve métodos e ferramentas utilizados na análise e validação de documentos digitais, em especial vídeos, imagens, textos e áudios. Tais métodos são de vital importância para órgãos como a Polícia Federal e o Poder Judiciário, dado que cada vez mais estes tipos de mídias são apresentados como provas e indícios em diversos tipos de investigações policiais. Ao mesmo tempo, muita pesquisa e desenvolvimento na área de AFD tem sido feita na academia e publicada em veículos científicos mas que não chega ao estágio de estar disponível para o profissional de investigação, necessitando de um considerável esforço para levar a técnica do texto científico ao dia-a-dia do profissional de investigação policial. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um software a partir do levantamento, comparação e aperfeiçoamento de métodos da literatura para tratar os problemas da AFD, tais como, a identificação de falsificações em fotos, a detecção de imagens de pessoas geradas por computador e a identificação de tentativas de ataques em sistemas biométricos. Utilizando técnicas avançadas de Processamento de Imagens, Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões (incluindo o "Aprendizado Profundo" -- Deep Learning), este projeto tem como objetivo melhorar e disponibilizar técnicas da literatura de AFD. Como resultado final esperado para este projeto, pretendemos produzir uma ferramenta (software) para disseminar e simplificar a operacionalização de técnicas AFD pelos setores e órgãos interessados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE FERREIRA; TIAGO CARVALHO; FERNANDA ANDALÓ; ANDERSON ROCHA. Counteracting the contemporaneous proliferation of digital forgeries and fake news. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, p. -, 2019.
FERREIRA, ALEXANDRE; CARVALHO, TIAGO; ANDALO, FERNANDA; ROCHA, ANDERSON. Counteracting the contemporaneous proliferation of digital forgeries and fake news. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 1 2019. Citações Web of Science: 0.
DE REZENDE, EDMAR R. S.; RUPPERT, GUILHERME C. S.; THEOPHILO, ANTONIO; TOKUDA, ERIC K.; CARVALHO, TIAGO. Exposing computer generated images by using deep convolutional neural networks. SIGNAL PROCESSING-IMAGE COMMUNICATION, v. 66, p. 113-126, AUG 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.