Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica, chave interativa e estudos de evolução de caracteres no gênero Vismia Vand

Processo: 16/50382-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Estanislau Do Amaral
Beneficiário:Maria Do Carmo Estanislau Do Amaral
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia  Revisão sistemática  Hypericaceae  Vismia  Distribuição geográfica 

Resumo

O gênero Vismia Vand. inclui cerca de 50-60 espécies de distribuição estritamente neotropical. O último tratamento do gênero como um todo é uma sinopse feita há mais de 50 anos, que contém diversas incorreções, e a delimitação de muitas espécies é duvidosa, o que dificulta trabalhos florísticos e outros estudos sobre o grupo. O presente estudo tem como objetivos: 1) fazer a revisão taxonômica do gênero Vismia, a fim de delimitar suas espécies, fornece as respectivas descrições morfológicas com ênfase em caracteres diagnósticos e informações sobre sua distribuição geográfica, entre outras informações de interesse; espécies com alta variação intraespecífica (por exemplo, o complexo Vismia guianensis) serão investigadas morfometricamente e com respeito a estrutura de sua distribuição geográfica, para permitir o possível reconhecimento formal de táxons infraespecíficos; 2) produzir uma chave de identificação interativa e de acesso múltiplo, ricamente ilustrada, para as espécies de Vismia, com o auxílio de programa específico (?Lucid?) e com publicação online; 3) estudar a evolução de caracteres, com base em uma filogenia bem resolvida. Para os estudos taxonômicos, serão feitas expedições de coleta para diferentes regiões do Brasil e analisadas exsicatas de diversos herbários nacionais e estrangeiros. A evolução de alguns caracteres morfológicos escolhidos (presença ou ausência de heterostilia, forma da corola, distribuição de estruturas secretoras em órgãos florais, caracteres da epiderme), será investigada com auxílio do programa Mesquite. Esses estudos serão realizados em colaboração com os grupos dos pesquisadores do Dr. Brad Ruhfel e Dr. Peter F. Stevens. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, MILENA VENTRICHI; SHIMIZU, GUSTAVO HIROAKI; BITTRICH, VOLKER; ESTANISLAU DO AMARAL, MARIA DO CARMO. Vismia conduplicata (Hypericaceae), a new species from Mato Grosso, Brazil. PHYTOTAXA, v. 338, n. 1, p. 125-129, FEB 9 2018. Citações Web of Science: 0.
MILENA VENTRICHI MARTINS; GUSTAVO HIROAKI SHIMIZU; VOLKER BITTRICH. Flora da Reserva Ducke, Estado do Amazonas, Brasil: Hypericaceae. Hoehnea, v. 45, n. 3, p. -, Set. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.