Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos métodos analíticos para avaliação da qualidade de bioquerosene de aviação

Processo: 17/25329-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Nelson Ramos Stradiotto
Beneficiário:Nelson Ramos Stradiotto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores eletroquímicos  Antioxidantes  Eletroanalítica 

Resumo

O bioquerosene de aviação (BQA) é um biocombustível que se mostra como uma alternativa na diminuição das emissões dos gases poluentes gerados pela indústria de aviação. O BQA pode ser classificado em três tipos: Fischer Tropsch (FT), Ésteres de Ácidos Graxos Hidrotratados (HEFA) e Iso-Parafinas Sintetizadas (SIP) de acordo com a forma de obtenção e constituição destes biocombustíveis. De modo geral, todos os tipos de BQA são constituídos essencialmente por isoparafinas, n-parafinas e cicloparafinas, no entanto em sua composição também são encontrados diversos contaminantes, tais como hexahidrofarnesol e enxofre mercaptídico, bem como alguns compostos que são adicionados para melhorar o desempenho destes biocombustíveis (antioxidantes). Em razão disso, as agências reguladoras têm estabelecido especificações técnicas para vários compostos constituintes destes bioquerosenes para poder avaliar a qualidade destes biocombustíveis. No entanto, os métodos preconizados pelas agências reguladoras em geral foram desenvolvidos a partir de adaptações de outros métodos de análise de compostos similares em matrizes diferentes, originando na maioria das vezes diminuição nos níveis de detectibilidade e de seletividade. Assim, torna-se extremamente necessário o desenvolvimento de novos métodos analíticos para a determinação destes compostos em BQA. Assim sendo, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos métodos de determinação dos compostos hexahidrofarnesol, enxofre mercaptídico e de antioxidantes em BQA utilizando sensores eletroquímicos constituídos por eletrodos modificados com grafeno, nanopartículas metálicas e polímeros molecularmente impressos, bem como técnicas de separação utilizando detectores eletroquímicos acoplados com a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELFINO, JOSE R.; DA SILVA, JOSE LUIZ; MARQUES, ALDALEA L. B.; STRADIOTTO, NELSON R. Antioxidants detection in aviation biokerosene by high-performance liquid chromatography using gold nanoparticles anchored in reduced graphene oxide. FUEL, v. 260, JAN 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.