Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos matemáticos e técnicas de solução modernas para o planejamento da expansão e da operação de sistemas de energia elétrica

Processo: 17/21752-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Marcos Julio Rider Flores
Beneficiário:Marcos Julio Rider Flores
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fluxo de potência ótimo  Modelos matemáticos 

Resumo

Para as diferentes empresas e órgãos do setor elétrico nacional e internacional é de grande importância o desenvolvimento de novos modelos matemáticos de otimização e de técnicas de solução modernas para resolver os problemas de planejamento da expansão e da operação do sistema de energia elétrica, isto devido ao crescimento anual da demanda de energia elétrica e à necessidade de atender os consumidores com qualidade de fornecimento de energia, altos índices de confiabilidade e custos competitivos. Assim, as novas ferramentas computacionais, desenvolvidas a partir do uso de técnicas de otimização, podem acarretar reduções substanciais nos custos no planejamento da expansão e da operação do sistema de energia elétrica. Desta forma torna-se importante para os departamentos de planejamento das empresas o desenvolvimento dessas ferramentas computacionais para análise e planejamento que contemplem a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica de maneira econômica, levando-se em consideração o montante dos investimentos a serem aplicados nos projetos dos sistemas de energia elétrica. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver novos modelos matemáticos de otimização e técnicas de solução modernas para resolver o problema de planejamento da expansão de sistemas de transmissão, o problema de fluxo de potência ótimo ativo-reativo e o problema da operação energética de curto prazo. Os novos modelos matemáticos serão escritos na linguagem de programação matemática AMPL e a solução será obtida através do solvers comercial CPLEX. As técnicas de solução modernas serão implementadas na linguagem de programação Python. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVAREZ, ERIK F.; PAREDES, MIGUEL; RIDER, MARCOS J. Semidefinite relaxation and generalised benders decomposition to solve the transmission expansion network and reactive power planning. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 14, n. 11, p. 2160-2168, JUN 5 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.