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Transformações de saberes geométricos no curso primário brasileiro

Processo: 17/09388-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Célia Leme da Silva
Beneficiário:Maria Célia Leme da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental  Ensino de matemática  Geometria  Pedagogia  Escolarização 

Resumo

O projeto tem por objetivo analisar, em perspectiva histórica, a constituição e transformações de saberes geométricos no curso primário do Brasil, no período compreendido entre 1890-1960. A pesquisa pretende caracterizar teoricamente a geometria a ensinar e para ensinar a partir da análise dos manuais escolares e revistas pedagógicas dos anos iniciais de escolarização, das discussões internacionais que circulam sobre os movimentos pedagógicos do período. Quais especialistas dão suporte que para esta caracterização? O projeto ainda coteja fontes de pesquisas, como programas de ensino, relatórios, arquivos escolares, entre outros. O ferramental teórico-metodológico apoia-se na história cultural, como Michel De Certeau, Roger Chartier, André Chervel, e inseri os estudos do grupo suíço, coordenado pela Rita Hofstetter. (AU)