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Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos

Processo: 17/12721-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Lúcia Pereira Leite
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Anabel Moriña Díez ; António Manuel da Conceição Guerreiro ; Beatriz Morgado Camacho ; Cláudia Cristina Guerreiro Luísa ; Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ; Elsie Alejandrina Perez Serrano ; Hugo Ferrari Cardoso ; Leonardo Santos Amâncio Cabral ; Maria Helena Venâncio Martins ; Maria Leonor Borges ; Marta Gracia Garcia ; Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
Bolsa(s) vinculada(s):18/04696-3 - Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos, BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Pessoas com deficiência  Inclusão social  Universidades 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concepção | Escala | inclusão social | Pessoas com deficiência | Universidade | Educação Especial

Resumo

A universidade pública enquanto instituição social deve propagar ações inclusivas, dentre elas as destinadas às pessoas com deficiência. Entretanto, as sociedades atuais têm privilegiado modelos que valorizam a produtividade e a perfeição em detrimento do respeito à diferença. Em diferentes realidades ainda é bastante comum constatar inúmeras conquistas em termos normativos, porém preceitos e ações excludentes são igualmente presentes nas relações e nos discursos sociais, localizando a deficiência estritamente no organismo que a apresenta. Nesse sentido, esta pesquisa em rede objetiva: (a) retratar como a deficiência é descrita e compreendida em quatro contextos educacionais distintos; (b) identificar como estudantes universitários do Brasil, de Portugal de Cuba e de Espanha se posicionam diante de enunciados que retratam concepções diferenciadas de deficiência, a partir da aplicação da Escala Concepções de Deficiência (ECD); (c) comparar os resultados obtidos entre os estudantes das diferentes universidades participantes (Unesp, UFSCar, Universidade de Alagarve/Portugal, Universidade de Holguín/Cuba, Universidade de Sevilha/Espanha e Universidade de Barcelona/Espanha); (d) analisar relações entre escolha de posicionamentos em função de algumas variáveis, como: área de atuação e/ou de formação acadêmica; curso frequentado; por períodos de matrícula - ingressantes e/ou concluintes; faixa etária e gênero entre os grupos amostrais de estudantes, considerando semelhanças e contrastes entre os diferentes países participantes. Posto que esta pesquisa fornecerá indicadores perceptuais em relação a um segmento populacional expressivo numericamente, principalmente em tempos de políticas públicas afirmativas que adotam medidas protetivas em respeito à diversidade humana. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA LEONOR BORGES; MARIA HELENA MARTINS; ANTÓNIO GUERREIRO; LÚCIA PEREIRA LEITE; CLÁUDIA LUÍSA. Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.. Análise Social, n. 245, p. 704-725, . (17/12721-5)
LÚCIA PEREIRA LEITE; HUGO FERRARI CARDOSO; TAIZE DE OLIVEIRA. Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos. Rev. bras. educ. espec., v. 27, . (18/04696-3, 17/12721-5)
LÚCIA PEREIRA LEITE; LEONARDO SANTOS AMÂNCIO CABRAL; CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE LACERDA. Concepções sobre deficiência em instituições públicas e privadas da Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, . (17/12721-5)

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