Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidade de prática: a prática de terapeutas ocupacionais em serviços de atenção primária à saúde com foco na saúde mental

Processo: 17/03195-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Taís Quevedo Marcolino
Beneficiário:Taís Quevedo Marcolino
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Elizabeth Anne Kinsella ; Sabrina Helena Ferigato ; Sandra Maria Galheigo
Assunto(s):Saúde mental  Prática profissional  Terapia ocupacional  Atenção primária à saúde  Raciocínio clínico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção básica em saúde | Comunidade de Prática | prática profissional | Raciocínio clínico | Saúde Mental | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

A Política Nacional de Saúde Mental é de base comunitária, com fortalecimento de ações na Atenção Básica em Saúde (ABS) - contexto recente de inserção da terapia ocupacional, nacional e internacionalmente. A efetivação da política demanda uma mudança paradigmática, para a qual a formação de recursos humanos se apresenta como desafio. Para sua superação, aposta-se na Educação Permanente em Saúde, com práticas formativas colaborativas e crítico-reflexivas que favoreçam análise das experiências em seu contexto, por meio da reflexão sobre a prática, impulsionando o profissional a avaliar suas ações e redefinir seus significados, como proposto pelo referencial da Comunidade de Prática e Identidade (CoP). Este projeto implementará a quarta etapa de uma pesquisa-ação colaborativa, em andamento desde 2013, organizada em formato de CoP, com participação de seis terapeutas ocupacionais da ABS do município de São Carlos-SP, interessada em compreender aspectos gerais e particulares da prática em terapia ocupacional na ABS. A CoP operacionaliza-se em encontros presenciais (18 até o momento), gravados em áudio e transcritos, que possibilitam análise de dados de forma contínua e colaborativa (por ferramentas não dialéticas, como a crônica do grupo) e análise de conteúdo, desvelando sentidos expressos nas conversas grupais. Os objetivos deste projeto de pesquisa abarcam (a) descrever e avaliar o impacto da participação na CoP nas ações de cuidado; descrever e avaliar o processo de formação e investigação pela CoP; aprofundar as discussões dos resultados obtidos, em uma perspectiva internacional e ampliada, em uma parceria Brasil-Canadá. Este tipo de estudo perpassa a necessidade de investigarmos a produc'ao de cuidado em terapia ocupacional no Brasil, de modo a construir dialogos com a produção internacional, ao inves de seu consumo unidirecional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAYSLA DEMONARI GOMES; SABRINA HELENA FERIGATO; ANGÉLICA DA SILVA ARAUJO; MARIA FERNANDA BARBOZA CID; TAÍS QUEVEDO MARCOLINO. Vamos refletir sobre a prática? A aplicabilidade de uma ferramenta reflexiva para sustentar o raciocínio profissional em terapia ocupacional. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 30, . (17/03195-8)
MARCOLINO, TAIS Q.; KINSELLA, ELIZABETH A.; ARAUJO, ANGELICA DA S.; FANTINATTI, ELIANE N.; TAKAYAMA, GABRIELA M.; VIEIRA, NATALIA M. U.; PEREIRA, ANA J. A. T.; GOMES, LAYSLA D.; GALHEIGO, SANDRA M.; FERIGATO, SABRINA H.. A Community of Practice of primary health care occupational therapists: Advancing practice-based knowledge. AUSTRALIAN OCCUPATIONAL THERAPY JOURNAL, . (17/03195-8)
MARCOLINO, TAIS Q.; KINSELLA, ELIZABETH A.; ARAUJO, ANGELICA DA S.; FANTINATTI, ELIANE N.; TAKAYAMA, GABRIELA M.; VIEIRA, NATALIA M. U.; PEREIRA, ANA J. A. T.; GOMES, LAYSLA D.; GALHEIGO, SANDRA M.; FERIGATO, SABRINA H.. A Community of Practice of primary health care occupational therapists: Advancing practice-based knowledge. AUSTRALIAN OCCUPATIONAL THERAPY JOURNAL, v. 68, n. 1, p. 9-pg., . (17/03195-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.