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A nova gestão pública e a reconfiguração da avaliação da educação superior: o caso da UFSCar

Processo: 17/21393-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Carlos Rothen
Beneficiário:José Carlos Rothen
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Pesq. associados:Géssica Priscila Ramos ; Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Assunto(s):Avaliação  Política educacional 

Resumo

O projeto de pesquisa tem como tema a Nova Gestão Pública (NGP) nas Instituições de Ensino Superior, enquanto instrumento que visa a performatividade, cuja centralidade está na regulação e avaliação de desempenhos. Elegeu-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) como instituição representativa para o estudo que tem como objetivo geral analisar as políticas institucionais da UFSCar e suas repercussões nas práticas de avaliação e gestão com base nos processos atuais de reconfiguração das políticas e procedimentos de avaliação e de regulação da educação superior brasileira, bem como sua relação com os meios de supervisão estatal, no âmbito do Reuni. Serão tomados como objeto de análise os mecanismos de controle, tendo como referência a performatividade. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em que serão utilizados levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semiestruturadas com agentes institucionais responsáveis pelos órgãos incumbidos da produção e organização de indicadores de performatividade, bem como os dirigentes encarregados da implementação de contratos de gestão. Os dados serão categorizados, triangulados e analisados com base em conceitos teóricos e estudos que vêm sendo desenvolvidos pela Rede Universitas. Esta investigação está associada à pesquisa "Direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção" proposta pela rede Universitas que congrega pesquisadores de diversas instituições brasileiras. Espera-se que os resultados alcançados ampliem o conhecimento a respeito da articulação entre a administração burocrática e a nova gestão pública na gestão das Instituições Federais de Educação Superior. (AU)

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