Busca avançada
Ano de início
Entree

Hybrid nanomaterials and nanosystems for solar fuel production

Processo: 17/50129-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Convênio/Acordo: Uppsala University
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Koiti Araki
Beneficiário:Koiti Araki
Pesq. responsável no exterior: Olle Bjorneholm
Instituição no exterior: Uppsala University (UU), Suécia
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/24725-4 - Química supramolecular e nanotecnologia, AP.TEM
Assunto(s):Materiais nanoestruturados  Materiais híbridos  Pigmento fotossintético  Radiação síncrotron  Propriedades eletrônicas  Combustível solar  Cooperação internacional 

Resumo

Junções e interfaces estão no âmago de moléculas e nanomateriais híbridos funcionais, mas também podem gerar barreiras deletérias para os processos de transferência de carga e de energia, e a atividade catalítica pode ser completamente inibida pela ligação ou conformação inapropriada na superfície. Assim, visando superar a limitação de conhecimentos detalhados sobre a estrutura e o mecanismo de funcionamento de nanossistemas fotossintéticos ao nível atômico/molecular, particularmente nas interfaces, uma combinação única de competências experimentais e teóricas foi gerada, incluindo técnicas de alta performance, no estado da arte, baseadas em luz síncrotron. Uma dessas técnicas é o XPS, especialmente quando baseados em linhas altamente focadas e intensas como as encontradas no MAX IV, e realizadas com a experiência e liderança do Prof. Dr. Olle Björneholn e seu grupo, caracterizado pelos sólidos fundamentos em teoria e desenvolvimento de instrumentação voltados para análise de interfaces, em conjunto com simulação avançada de propriedades eletrônicas de moléculas e nanomaterias no vácuo, bem como em solução e em interfaces. Neste projeto visamos o fortalecimento desse arranjo colaborativo de modo a permitir o avanço na elucidação de propriedades fundamentais de materiais e interfaces, assim contribuindo para o desenvolvimento de nanossistemas fotossintéticos para produção de combustíveis solares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JOSE LUIS; UNGER, ISAAK; MATIAS, TIAGO ARAUJO; FRANCO, LEANDRO REZENDE; DAMAS, GIANE; COSTA, LUCIANO T.; TOLEDO, KALIL C. F.; ROCHA, TULIO C. R.; DE BRITO, ARNALDO NAVES; SAAK, CLARA-MAGDALENA; COUTINHO, KALINE; ARAKI, KOITI; BJORNEHOLM, OLLE; BRENA, BARBARA; ARAUJO, C. MOYSES. X-ray Photoelectron Fingerprints of High-Valence Ruthenium-Oxo Complexes along the Oxidation Reaction Pathway in an Aqueous Environment. Journal of Physical Chemistry Letters, v. 10, n. 24, p. 7636-7643, DEC 19 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.