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Avaliação participativa da atenção à hipertensão arterial sistêmica direcionada ao princípio da integralidade

Processo: 17/06696-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Beneficiário:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Cristiane Andréa Locatelli de Almeida ; Keila Silene de Brito e Silva
Assunto(s):Pesquisa sobre serviços de saúde  Administração de serviços de saúde 

Resumo

Este projeto visa avaliar, com a utilização de umametodologia participativa, a capacidade de interlocução entre a AtençãoBásica e a Atenção Especializada em Saúde no cuidado à HipertensãoArterial Sistêmica - tomada aqui como condição traçadora das relações entreos distintos níveis de assistência - no município de São Paulo. O estudoutilizará uma metodologia mista, integrando as abordagens quantitativa equalitativa. Os dados quantitativos serão coletados nos sistemas deinformação do DATASUS e através de inquéritos direcionados, com oobjetivo de formular hipóteses acerca da lógica de aproveitamento deprocedimentos realizados nos níveis primário e secundário para diagnóstico eacompanhamento da doença pelas diversas Coordenações de Saúde domunicípio. Aquela Coordenação cujos resultados indicarem maiorpossibilidade de testagem das hipóteses formuladas será escolhida para aaproximação qualitativa, que terá também o objetivo de buscar umacompreensão do efeito que o vínculo e co-responsabilização entre serviço eusuário exerce sobre a efetividade do cuidado. Para esta etapa e seguintes,serão convidados a compor o grupo de avaliação equipes e profissionaisresponsáveis pelo atendimento a portadores de Hipertensão ArterialSistêmica, escolhidos em discussão conjunta com coordenador esupervisores. Ao final do estudo, será realizada uma meta-avaliação combase nos critérios de "Utilização" e "Participação", considerando aimportância atribuída à utilização da metodologia participativa de avaliaçãopara uma apropriação reflexiva e utilização do processo e achadosavaliativos na tomada de decisão no nível local de gestão. (AU)