Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica do carbono do solo e balanço de gases de efeito estufa: implicações da remoção da palha de cana-de-açúcar para produção de bioenergia

Resumo

A produção de bioenergia, em especial os biocombustíveis líquidos, tem sido promovida para aumentar a segurança energética e reduzir os impactos das mudanças climáticas. Somado a isto, a crescente demanda por energia para os próximos anos tem intensificado investimentos em tecnologias capazes de utilizar os resíduos de culturas como matéria-prima para a produção de bioenergia. A palha de cana-de-açúcar tem enorme potencial de utilização na indústria para maximizar a produção de bioeletricidade e/ou etanol de segunda geração (2G). No entanto, se por um lado, a remoção da palha de cana-de-açúcar para produção de bioenergia pode ser vantajosa do ponto de vista de segurança energética, por outro lado, a manutenção dessa matéria-prima no campo desempenha um papel fundamental no fornecimento de serviços ecossistêmicos, tais como a melhoria da qualidade do solo e a produção de biomassa. Objetiva-se neste projeto avaliar os efeitos da remoção da palha na dinâmica temporal do carbono (C) do solo levando-se em conta peculiaridades de solo, clima e manejo da cultura na região centro-sul do Brasil. Nosso desafio é identificar e contrastar cenários de remoção sustentáveis em relação ao potencial de mitigação de gases de efeito estufa (GEE) quando do uso desse material para fins bioenergéticos. A fim de alcançar os resultados almejados, a proposta será executada em três fases, incluindo experimentos de campo de médio prazo e o uso da modelagem matemática (DayCent) para simular e predizer as implicações da remoção da palha sobre os estoques de C do solo em longo prazo, de modo a identificar boas práticas de manejo que possam atenuar os potenciais efeitos adversos dessa remoção. Por fim, esses resultados serão integrados junto à Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar com intuito de se quantificar o balanço de GEE da atividade sucroenergética em diferentes cenários de remoção da palha, considerando-se todas as etapas do processo produtivo do etanol 2G e da cogeração de bioeletricidade. Espera-se que resultados gerados nesta pesquisa possam contribuir para definição de políticas públicas e setoriais que priorizem a sustentabilidade da produção agrícola de cana-de-açúcar e bioenergia. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHERUBIN, MAURICIO R.; BORDONAL, RICARDO O.; CASTIONI, GUILHERME A.; GUIMARAES, EURIANA M.; LISBOA, IZAIAS P.; MORAES, LUCAS A. A.; MENANDRO, LAUREN M. S.; TENELLI, SARAH; CERRI, CARLOS E. P.; KARLEN, DOUGLAS L.; CARVALHO, JOAO L. N. Soil health response to sugarcane straw removal in Brazil. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 163, MAY 2021. Citações Web of Science: 0.
BARBOSA, LEANDRO CARNEIRO; GRAZIANO MAGALHAES, PAULO SERGIO; BORDONAL, RICARDO OLIVEIRA; CHERUBIN, MAURICIO ROBERTO; CASTIONI, GUILHERME ADALBERTO; NETO, JOAO ROSSI; JUNQUEIRA FRANCO, HENRIQUE COUTINHO; NUNES CARVALHO, JOAO LUIS. Untrafficked furrowed seedbed sustains soil physical quality in sugarcane mechanized fields. European Journal of Soil Science, MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
BARBOSA, LEANDRO CARNEIRO; GRAZIANO MAGALHAES, PAULO SERGIO; BORDONAL, RICARDO OLIVEIRA; CHERUBIN, MAURICIO ROBERTO; FERREIRA CASTIONI, GUILHERME ADALBERTO; TENELLI, SARAH; JUNQUEIRA FRANCO, HENRIQUE COUTINHO; NUNES CARVALHO, JOAO LUIS. Soil physical quality associated with tillage practices during sugarcane planting in south-central Brazil. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 195, DEC 2019. Citações Web of Science: 1.
BORDONAL, RICARDO DE OLIVEIRA; SANTOS MENANDRO, LAUREN MAINE; BARBOSA, LEANDRO CARNEIRO; LAL, RATTAN; BASTOS PEREIRA MILORI, DEBORA MARCONDES; KOLIN, ORIEL TIAGO; JUNQUEIRA FRANCO, HENRIQUE COUTINHO; NUNES CARVALHO, JOAO LUIS. Sugarcane yield and soil carbon response to straw removal in south-central Brazil. Geoderma, v. 328, p. 79-90, OCT 15 2018. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.