Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2017/01184-9: CFX384 touch real-time PCR detection system

Resumo

O objetivo desta proposta é delinear as redes moleculares no tecido adiposo envolvidas nos efeitos benéficos da restrição dietética (DR) e de intervenções miméticas, como a restrição dietética de metionina (MR) e a suplementação dietética com ribosídeo de nicotinamida (NR) - um constituinte de laticínios que preserva o metabolismo de NAD. Para conseguir isso, nós delineamos uma estratégia para identificar vias biologicamente relevantes afetadas por estas intervenções. Resumidamente, nós realizaremos diversas ômicas de amostras obtidas a partir de C. elegans e de tecido adiposo ou soro de camundongos ou humanos (saudáveis e/ou diabéticos do tipo 2) submetidos a DR ou as intervenções miméticas. Correlacionaremos esses achados com o tempo de vida saudável e/ou o perfil metabólico desses organismos e utilizaremos ferramentas de bioinformática para identificar vias evolutivamente conservadas que são comumente afetadas pelas intervenções dietéticas. As vias relevantes serão então analisadas usando modelos de ganho ou perda de função em C. elegans, camundongos e linhagens de pré-adipócitos de mamíferos, proporcionando novas ideias sobre como essas intervenções dietéticas afetam a longevidade e a saúde de organismos, incluindo seres humanos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELO A. MORI. Aging: a New Perspective on an Old Issue. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 92, n. 2, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.