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Desenvolvimento e avaliação de um sistema terrestre de mapeamento móvel de baixo custo para aplicações em transportes

Processo: 17/17003-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Henrique Cândido de Oliveira
Beneficiário:Henrique Cândido de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Jefferson Rodrigo de Souza ; Marco Aurélio Moraes de Mendonça
Assunto(s):Fotogrametria  Mapeamento móvel  Georreferenciamento  Sistemas de apoio à decisão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fotogrametria | Monitoramento de sistema viário | Segurança Viária | Sistema de Mapeamento Móvel | Fotogrametria

Resumo

Atualmente os Sistemas Terrestres de Mapeamento Móvel (STMM) vêm sendo utilizados em diversas aplicações, tais como o planejamento urbano, projetos de rodovia, segurança viária, etc. Esses sistemas são compostos por sensores de alta precisão, como receptores GNSS (Global Navigation Satellite System), Sistemas de Navegação Inercial (INS - Inertial Navigation Systems) e câmaras de alta resolução. O objetivo principal ao se utilizar um STMM é extrair informações georreferenciadas com alta acurácia posicional por meio de sensores remotos, tarefa essa geralmente realizada com o uso de sensores de alta qualidade. A qualidade de cada sensor está associada a sua performance, e consequentemente, ao seu valor de aquisição. O conjunto de sensores de um STMM pode facilmente totalizar uma centena de milhares de reais - sem inserir a plataforma. Considerando a diversidade de produtos que podem ser gerados com o STMM e importância destes para o desenvolvimento de municípios, tal sistema deveria ser acessível a baixo custo para gestores públicos, servindo assim como fonte de informação base para tomada de decisões estratégicas. Entretanto, tais sistemas ainda são de alto custo e seu desenvolvimento realizado em sua maioria por empresas especializadas. Com base nessas informações, o objetivo deste projeto é elaborar um STMM baseado na integração de sensores de baixo custo (STMM-BC). Os instrumentos a serem utilizados serão: plataforma open-source de prototipagem eletrônica (Arduino ou similar), shields GNSS, módulo INS e câmaras GoPro®. Todos estes itens serão integrados via hardware e software, e acoplados a uma plataforma móvel. Diversos experimentos serão realizados em condições reais e os resultados obtidos, avaliados via qualidade posicional dos atributos extraídos das vias (placas, obstáculos, etc). A avaliação será realizada por meio da comparação entre as coordenadas tridimensionais dos atributos extraídos e as coordenadas de referência obtidas por técnicas convencionais (via estação total e receptores GNSS). Como resultado, é esperado identificar aplicações, baseado nos experimentos realizados, em que o STMM-BC seja útil, assim como produzir um material contendo instruções de montagem do sistema em questão, para ser usado por outros grupos de pesquisa e por usuários em geral - a exemplo de gestores públicos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, LUCIANO APARECIDO; COSTA, DIOGENES CORTIJO; DE OLIVEIRA, HENRIQUE CANDIDO. Evaluation of low-cost GNSS receivers for speed monitoring. CASE STUDIES ON TRANSPORT POLICY, v. 10, n. 1, p. 9-pg., . (17/17003-3)
MARQUES, JOHNY; ALVES, RAULCEZAR; OLIVEIRA, HENRIQUE C.; MENDONCA, MARCO; SOUZA, JEFFERSON R.. An evaluation of machine learning methods for speed-bump detection on a GoPro dataset. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, n. 1, . (17/17003-3)
LUCIANO APARECIDO BARBOSA; HENRIQUE CÂNDIDO DE OLIVEIRA; WAGNER CARRUPT MACHADO; DIOGENES CORTIJO COSTA. A new method for evaluation of the positional error of low-cost devices based on GNSS integrity for transportation applications. Bol. Ciênc. Geod., v. 28, n. 1, . (17/17003-3)

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