Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática filogenética e biogeografia de dípteros da Mata Atlântica: análise de forma, tempo e espaço com ênfase na infraordem Tabanomorpha (Diptera, Brachycera)

Processo: 17/11768-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Charles Morphy Dias dos Santos
Beneficiário:Charles Morphy Dias dos Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesq. associados:Daubian Santos ; Stephanie Sampronha
Bolsa(s) vinculada(s):18/18699-4 - Triagem, identificação e preparação de insetos dípteros da Mata Atlântica, BP.TT
Assunto(s):Entomologia  Biogeografia  Botânica (classificação)  Filogenia  Mata Atlântica  Diptera  Brachycera 

Resumo

O foco da proposta é a infraordem Tabanomorpha (Diptera, Brachycera). Serão investigados aspectos sistemáticos e biogeográficos relacionados aos Tabanomorpha distribuídos na Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade com alto grau de endemismo de espécies de plantas e animais. Os levantamentos taxonômicos enfatizarão fragmentos de Mata Atlântica remanescentes no Estado de São Paulo cuja fauna dipterológica ainda foi pouco explorada. A meta é discutir taxonomia, sistemática e biogeografia de insetos dípteros a partir de levantamentos de espécies de Tabanomorpha e grupos filogeneticamente aparentados distribuídos no Parque Nacional Municipal Nascentes de Paranapiacaba, na Reserva Ecológica da Serra do Japi, e em outros pontos da Mata Atlântica nos quais já existe material coletado. A metodologia para análise filogenética, com definição de hipóteses de homologia primária a partir de análises morfológicas seguida de testes de congruência, será a base para a resolução das relações de parentesco, passo crucial para o esclarecimento de questões biogeográficas, desde a definição de áreas de endemismo até o reconhecimento de falsas congruências que dificultam a reconstrução da história dos organismos no espaço. A distribuição de espécies de Tabanomopha na Mata Atlântica funcionará como fonte de evidências para o estabelecimento de hipóteses de homologia biogeográfica, definição de padrões de endemicidade, riqueza e diversificação, padrões filogeográfios e de relações entre as áreas obtidas através de ferramentas de biogeografia cladística. O conhecimento obtido dará subsídios para ações de divulgação científica e ensino de ciências. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAMMOUD, MUHSEN; GOIS, JOAO PAULO; SANTOS, DAUBIAN; SAMPRONHA, STEPHANIE; SANTOS, CHARLES MORPHY D. Building combined MRP-matrices with BuM, an automated web-tool. Zootaxa, v. 4567, n. 2, p. 387-394, MAR 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.