Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotobiomodulação resulta em redução do estresse oxidativo em ratos submetidos à exercício resistido de alta intensidade

Resumo

O objetivo desse estudo foi determinar se a terapia com laser de baixa intensidade (LBI) poderia interferir em marcadores de estresse oxidativo em ratos submetidos a uma seção de exercício resistido de alta intensidade. Nessa perspectiva, ratas da linhagem Wistar foram distribuídas em três grupos experimentais (Ctr: não exercitada/placebo; RE: ratas submetidas somente ao exercício/placebo; 4J: ratas submetidas ao LBI antes do exercício). Os experimentos foram realizados em amostras musculares coletadas imediatamente e 24 horas após o término do exercício e, em momento equivalente para o grupo Ctr. O LBI foi aplicado de forma transcutânea sobre três pontos distintos (distal, medial e proximal) do músculo gastrocnêmio das duas patas traseiras. O LBI na dose de 4 J ou procedimento placebo (equipamento desligado) foram realizados 60 segundos antes do exercício. O exercício resistido consistiu de quatro subidas em escada vertical com 100% da carga máxima, em que foi permitido intervalo de repouso de dois minutos entre cada subida. O aumento dos níveis de lipoperoxidação (expressão de 4HNE e marcador de quimiluminescência) foi mais evidente em análises conduzidas imediatamente pós-exercício. A aplicação prévia do LBI evitou o aumento da lipoperoxidação e da carbonilação de proteínas. O LBI também resultou em maior atividade da enzima glutationa peroxidase e da capacidade antioxidante total imediatamente pós-exercício. Achado similar foi documentado para a atividade da enzima superóxido dismutase em análises de 24 horas pós-exercício. Em conclusão, a aplicação do LBI antes do exercício resistido atenua marcadores de estresse oxidativo, evite redução na atividade de enzimas antioxidantes e aumenta a capacidade antioxidante muscular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, HELENITA ANTONIA; ANTONIO, EDNEI LUIZ; ARSA, GISELA; SANTANA, EDUARDO TADEU; SILVA, FLAVIO ANDRE; ARRUDA JUNIOR, DANIEL; DOS SANTOS, SIMONE; CAMILLO DE CARVALHO, PAULO DE TARSO; PINTO LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR; ARAUJO, AMANDA; DE ANGELIS, KATIA; BOCALINI, DANILO SALES; SILVA JUNIOR, JOSE ANTONIO; FERREIRA TUCCI, PAULO JOSE; SERRA, ANDREY JORGE. Photobiomodulation Leads to Reduced Oxidative Stress in Rats Submitted to High-Intensity Resistive Exercise. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.