Busca avançada
Ano de início
Entree

"organoides intestinais obtidos in vitro por cultura de células tridimensional (3D) para estudos de virulência e/ou propriedades probióticas de bactérias e compostos de interesse em alimentos"

Processo: 17/18928-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2018 - 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Pereira de Martinis
Beneficiário:Elaine Cristina Pereira de Martinis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia de alimentos  Listeria monocytogenes 

Resumo

Atualmente, estão em desenvolvimento aplicações de culturas de células eucarióticas em sistema tridimensional (3D), com a obtenção de estruturas organotípicas que permitem mimetizar de maneira bastante fiel o que ocorre in vivo. No caso de modelo de cultura de células intestinais, é possível obter estrutura tridimensional altamente diferenciada, que pode ser bastante útil para estudos de mecanismos de interação com bactérias patogênicas e/ou probióticas, bem como compostos de interesse em alimentos.Neste projeto, será implantado no laboratório de Microbiologia de Alimentos - FCFRP-USP, um modelo de cultura de células intestinais Caco-2 em cultura 3D, com um biorreator rotativo lateral ("Slow Turning Lateral Device"), para aplicações em estudos de expressão gênica global (transcriptômica), de possíveis mecanismos de ação de culturas patogênicas, probióticas e/ou bacteriocinas.Esta proposta é o desdobramento de um projeto desenvolvido pela proponente com bolsa de pesquisa FAPESP (2016/16293-5) junto à Universidade da Pensilvânia, EUA (janeiro a julho de 2017) e favorecerá a disseminação de novos conhecimentos e formação de pessoal na FCFRP-USP, bem como fortalecerá colaborações nacionais e internacionais. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.