Busca avançada
Ano de início
Entree

Matéria de vórtice em filmes supercondutores com anisotropia ajustável

Processo: 17/24786-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Fabiano Colauto
Beneficiário:Fabiano Colauto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Avalanches  Vórtices  Filmes  Materiais supercondutores  Supercondutividade 

Resumo

Supercondutores anisotrópicos são considerados promissores para uso em dispositivos fluxônicos. Usualmente, a anisotropia desses materiais é intrínseca, entretanto, é possível transformar um supercondutor isotrópico em anisotrópico submetendo-o a um campo magnético direcionado ao longo do seu plano. Dessa forma a anisotropia pode ser ajustada variando a magnitude e a direção do campo no plano. Pretendemos investigar novas possibilidades de manipular a movimentação de fluxo: (i) propagação ultrarrápida de avalanches dendríticas, um fenômeno altamente não-linear governado pela eletrodinâmica não local, e (ii) penetração suave dos vórtices, levando em conta a dinâmica da Matéria de Vórtice. Os filmes supercondutores com anisotropia ajustável pelo resfriamento sob campo magnético no plano serão investigados através da visualização direta por meio de uma técnica magneto-óptica. Como técnicas experimentais complementares, serão utilizadas a magnetometria e o transporte de corrente elétrica. Diversos materiais supercondutores serão investigados, por exemplo, Nb, NbN, MoSi e MoGe. Esses materiais podem ser depositados sobre substrato de Si(100) utilizando uma técnica de pulverização catódica em ultra alto vácuo (sputtering). Um injetor supercondutor de fluxo será utilizado para desencadear a movimentação do fluxo magnético. Ao aplicar um pulso de corrente no injetor, os vórtices são conduzidos para o interior da amostra podendo ocorrer na forma de uma avalanche de fluxo ou através de uma invasão suaves de vórtices. Os resultados serão analisados de acordo com um modelo teórico para a nucleação de avalanche termomagnética, assumindo que os vórtices no plano geram anisotropia tanto na corrente de blindagem quanto na condutividade térmica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE GUSMAO PINHEIRO, LINCOLN BRUM; MOTTA, MAYCON; COLAUTO, FABIAN; JOHANSEN, TOM H.; BELLINGERI, EMILIO; BERNINI, CRISTINA; FERDEGHINI, CARLO; ORTIZ, WILSON A. Imaging Flux Avalanches in V3Si Superconducting Thin Films. IEEE Transactions on Applied Superconductivity, v. 29, n. 5 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.