Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenho e aplicação de métodos verdes para a extração de compostos orgânicos de alto valor agregado derivados de biomassa residual agroindustrial

Processo: 17/25015-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Vânia Gomes Zuin
Beneficiário:Vânia Gomes Zuin
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos agroindustriais  Química verde  Biorrefinarias 

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar o desenho e aplicação de processos incipientes no Brasil para a extração, associada à purificação e/ou transformação integradas de compostos orgânicos derivados de resíduos agroindustriais relevantes na região, com ênfase na utilização de tecnologias verdes, caso da extração assistida por micro-ondas (MAE). A busca por materiais como fluídos, solventes, catalisadores e adsorventes a partir de fontes renováveis, que inclui o desenho, desenvolvimento e emprego de métodos inovadores em escala de laboratório à planta-piloto tem sido crescente, mas desafiadora quando se consideram a separação e transformação de substâncias de média e alta polaridade provenientes de matrizes complexas. Além de elevada eficiência, reprodutibilidade, estabilidade e possibilidade para automação e escalonamento, os métodos integrados devem ser intrinsicamente verdes. A separação e/ou conversão de biomassa residual em compostos químicos e energia por meio de rotas químicas, bioquímicas e termoquímicas serão definidas após análise baseada nos conceitos de biorrefinaria de última geração e economia circular. Neste contexto serão estudadas cadeias produtivas junto a empresas estabelecidas em São Paulo, e que têm expressão quando se consideram a quantidade e diversidade de compostos valiosos presentes em resíduos, caso de soja e frutas (maracujá, manga e goiaba) para a obtenção de compostos bioativos, polissacarídeos, proteínas e demais compostos de interesse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZOWADA, CHRISTIAN; FRERICHS, NADJA; ZUIN, VANIA GOMES; EILKS, INGO. Developing a lesson plan on conventional and green pesticides in chemistry education - a project of participatory action research. Chemistry Education Research and Practice, v. 21, n. 1, p. 141-153, JAN 16 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.