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Intervenção no transtorno dos sons da fala: estudo randomizado comparando duas abordagens terapêuticas

Processo: 17/19175-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2018 - 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Haydée Fiszbein Wertzner
Beneficiário:Haydée Fiszbein Wertzner
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/00066-8 - Intervenção no transtorno dos sons da fala: estudo randomizado comparando duas abordagens terapêuticas, BP.TT
18/20043-0 - Intervenção no transtorno dos sons da fala: estudo randomizado comparando duas abordagens terapêuticas, BP.TT
Assunto(s):Crianças  Reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem  Transtorno fonológico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Fonoaudiologia | Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem | terapia de linguagem | Transtorno fonológico | Transtorno dos sons da fala

Resumo

Demonstrar a eficácia, eficiência e efetividade da intervenção no transtorno dos sons da fala (TSF) ou transtorno fonológico tem sido um desafio para os pesquisadores da área. Tal fato decorre de vários aspectos envolvidos na intervenção. Alguns dos mais citados na literatura são: frequência, duração, e tempo total de intervenção; tipo de intervenção (direcionada pela criança ou pelo terapeuta); em grupo ou individual; critérios de seleção de alvo; número de vezes que um alvo é abordado na sessão e abordagem de intervenção. Em nossa prática clínica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Fonologia, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, temos aplicado duas abordagens de intervenção: o modelo de ciclos adaptado e o programa de estimulação fonológica. As duas privilegiam a inter-relação entre percepção, produção motora e cognitivo-linguístico. Com este projeto, pretende-se indicar qual a abordagem terapêutica e em que frequência e intensidade de tratamento há o maior benefício para as crianças com TSF de forma a minimizar os efeitos posteriores, além de poder demonstrar ao fonoaudiólogo que o uso de biofeedback pode ser utilizado na intervenção fonoaudiológica para auxiliar a criança na produção de sons da fala que envolvem movimentos mais complexos e que exigem maior precisão articulatória. O objetivo principal do estudo é comparar as duas abordagens citadas em um estudo randomizado, controlando a frequência das sessões. Participarão do estudo 40 crianças com TSF diagnosticados no Laboratório de Fonologia com idade entre 5:00 e 8:11 anos. As crianças do estudo serão alocadas randomicamente em quatro grupos, com oito crianças cada um. O quinto grupo será constituído por crianças que tenham dificuldade em se adequar ao cronograma das sessões e servirá de grupo controle. O estudo será cego, pois a terapeuta desconhece as variáveis estudadas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WERTZNER, HAYDEE FISZBEIN; NEVES, LUCIANA PAGAN; JESUS, LUIS M. T.. Oral and Laryngeal Articulation Control of Voicing in Children with and without Speech Sound Disorders. CHILDREN-BASEL, v. 9, n. 5, p. 15-pg., . (17/19175-6)

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